segunda-feira, 5 de abril de 2010

“Aqui nasceu Armando Nogueira”

DSC05797DSC05799 

O cartaz afixado na parede da casa simples que hoje abriga o escritório do Procon e a sala do secretário municipal de Assistência Social chama atenção de quem passa pela rua Cel. Brandão, a principal da cidade. Ali, ao lado do antigo prédio da prefeitura, hoje transformado em museu, teria nascido o jornalista Armando Nogueira, falecido na semana passada no Rio de Janeiro.

Confesso que desconhecia a informação, e o cartaz, cujo autor não consegui identificar, me atiçou a curiosidade. Vivendo na casa, conheci o Sr. Ari Paes, que nessa pequena varanda fez funcionar a primeira “casa lotérica” de Xapuri. Na realidade, a casa já não mais a mesma. Aquela, em que seu Ari viveu os últimos anos de sua vida, foi consumida por um incêndio há alguns anos.

Se foi realmente neste local que nasceu Armando Nogueira, nada mais adequado do que transformar a casa em um espaço cultural dedicado à memória do jornalista. Espaço onde a população pudesse ter acesso à obra do Marquês de Xapuri. Seria a melhor e mais justa homenagem que a cidade e seu povo poderiam prestar a um dos seus filhos mais ilustres.

Está feita a sugestão e vai um convite ao responsável pelo cartaz para acrescentar mais detalhes a esta postagem.

Um comentário:

MatheusS disse...

Se a casa já não é mais original, não faz sentido transformar o local em Memorial. Ainda mais com as dificuldades que o município de Xapurí enfrenta. Se o Procon tem que dividir o espaço com o gabinete de um Secretário, é porque a prefeitura não dispõe da estrutura necessária, tem que fazer milagres.

Armando Nogueira merece sim a homenagem, mas em um espaço mais interessante.