domingo, 6 de julho de 2008

Bulcão



Como anunciado aqui há alguns dias, o fotógrafo free-lance J. L. Bulcão já está em Xapuri trabalhando em uma reportagem sobre o universo que envolve os 20 anos da morte do líder sindical Chico Mendes, assassinado em 1988.

Além de ser apresentado a empresas de comunicação, o trabalho deve fazer parte do primeiro livro do jornalista, que ainda está em fase de planejamento.

Com 20 anos de carreira no fotojornalismo, Bulcão começou na extinta revista Manchete, passou por Veja e depois ganhou o mundo indo, primeiramente, para Nova York, em 1994, onde trabalhou para a Gamma LIAISON Agency. Em 1994 se radicou em Paris, cidade onde passou a atuar pela Gamma Presse Agency e também onde constituiu família e vive até hoje.

Com trabalhos já realizados sobre a Amazônia, essa é a primeira vez que o fotógrafo vem ao Acre. A partir desta segunda-feira ele começa a visitar os diversos locais e personalidades relacionados com a história de Chico Mendes. Um dos focos será mostrar o que mudou na vida do seringueiro e da própria cidade após os acontecimentos de 20 anos atrás, que mobilizaram o mundo.

- Não será um trabalho que consistirá apenas em imagens, mas também em histórias. Por isso a importância de se conversar com o máximo de pessoas que fazem parte da trajetória do líder sindical e que melhor do que ninguém conhecem a realidade desta parte da Amazônia, disse Bulcão em uma conversa que durou quase toda a manhã deste sábado, no restaurante Açaí, da Pousada Xapurys, no centro de Xapuri.

Na próxima semana publicarei aqui uma entrevista com o fotógrafo.

Leia também Um contador de histórias fotográficas.

Nenhum comentário: