segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Tudo como dantes

Reportagem assinada pelo jornalista xapuriense Leônidas Badaró, do site Ac24Horas, neste último fim de semana, reforça aquilo a que este blogueiro vinha chamando atenção no decorrer de 2019. A situação do hospital Epaminondas Jácome, que já era ruim no governo passado, se tornou pior neste, a ponto de o Ministério Público ajuizar Ação Civil Pública contra o Estado do Acre, por meio da Secretaria de Saúde.

O objeto da ação do MP foi, principalmente, a falta recorrente de médicos na escala de plantões da unidade hospitalar, mas outras situações graves vinham sendo denunciadas há tempos por usuários e servidores. Como repórter do sistema de comunicação do governo fiz várias reportagens nos últimos anos abordando a situação, ouvindo a gerência do hospital e - quando atendido - representantes da Sesacre. 

O resultado do interesse por essa pauta foi o meu desligamento das duas emissoras de rádio do governo em Xapuri. Partiram daqui repetidos pedidos para a minha retirada dos microfones. A perseguição endossada pelo governo se deu também por outras razões, nenhuma delas embasada em qualquer falta cometida por mim no desempenho de minhas funções. O objetivo foi o de - em vão - me calar e intimidar.

No entanto, no hospital nada mudou, apesar de o problema da falta de médicos haver sido parcialmente resolvida. Segundo funcionários denunciam anonimamente, a unidade está um caos, chegando a faltar até mesmo alimentação para os pacientes. Não há gerente de enfermagem e alguns servidores e médicos chegam atrasados de maneira contumaz, deixando o hospital por horas sem plantonista. 

As denúncias estão devidamente gravadas e prontas para serem apresentadas em juízo, caso resolvam, como de costume, negar os fatos no lugar de prestar informações. A propósito, explicações é o que não faltam para serem dadas pela direção do hospital. Uma delas é o porquê de um médico especialista que faz parte do quadro efetivo não dar plantão na unidade, pagando colegas para o substituírem nos seus dias de trabalho.

Esclareço, porém, que esta postagem não se presta a denunciar ou criticar os servidores do hospital de Xapuri que têm uma belíssima e honrosa história de dedicação à população. Eu mesmo, como cidadão que sou, costumo ser maravilhosamente atendido por esses profissionais sempre que preciso. Neste hospital vi nascer meus quatro filhos e um de meus dois netos. Isso, no entanto, não pode me impedir de dizer o que deve ser dito.

Um comentário:

Unknown disse...

Sem falar na falta de respeito com os pacientes que chegam com febre e com dores e precisam esperar horas até que "uma certa médica "resolva atender os pacientes. Quando enfim acontece, bastam apenas 43 segundos para prescrever uma receita, Sem ao menos olhar no rosto do paciente. Por outro lado, não posso deixar de citar o Amor e dedicação deoutros médicos, dos enfermeiros e técnicos em enfermagem que amam suas profissões e as fazem com dedicação mesmo com as más condições de trabalho.
Não falo de política, falo de respeito, escolha de profissão , vocação.