sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

A hora da soja

Representantes de vários segmentos do setor produtivo acreano e também de fora do estado, como o grupo Maggi, um dos líderes do Agronegócio na América Latina, participaram, na manhã desta sexta-feira, 14, na fazenda Campo Esperança, no quilômetro 60 da BR-317, município de Capixaba, do ato solene que marcou o início da colheita da soja no Acre - safra 2019-2020.

Organizado pelo Sistema Sepa - Secretaria de Produção e Agronegócio, Cageacre, Emater e Idaf - o evento teve a presença da comitiva governamental, liderada pelo governador Gladson Cameli, acompanhado do seu vice, Major Rocha, do senador Sérgio Petecão e da deputada federal Vanda Milani, entre outras autoridades estaduais e municipais.

O incentivo à produção de soja no Acre é um dos carros-chefes da política do atual governo em favor do desenvolvimento do agronegócio no estado, que tem, na atualidade, 5 mil hectares de plantio da leguminosa em 4 propriedades diferentes, com potencial de produzir 15 mil toneladas do grão que até pouco tempo inexistia nessa região da Amazônia.

A ação de fomento à cultura da soja no estado representa, para o governo do Acre, a união do setor produtivo com o poder público voltada ao desenvolvimento do agronegócio. A Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) estima que serão colhidos cinco mil hectares de soja em 2020, representando quase 15 mil toneladas do grão.

“Essa produção já com venda garantida vai deixar no estado geração de emprego e oportunidade de trabalho realmente nos deixa muito satisfeitos. E, melhor ainda, é saber que o produtor rural acreditando no desentrave de legislação que o governo está fazendo somado ao apoio com maquinário e estrutura de secagem e armazenamento dos grãos por meio dos silos, dá uma resposta rápida mostrando que o governo está no caminho certo e o produtor também”, disse o secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Maciel.

A experiência da fazenda Campo Esperança com o cultivo da soja começou em 2016, com uma plantação experimental de 10 hectares, que resultou numa colheita de 400 sacas. A média de 40 sacas por hectare despertou a fé no potencial dessa cultura para o estado do Acre. Atualmente, a propriedade cultiva aproximadamente 2.500 hectares no sistema de plantio direto. A produtividade esperada para esta safra é estimada entre 60 a 65 sacas/ha, bem acima da média nacional, que gira em torno de 55 sacas/ha.

Mas a soja é tudo isso mesmo?

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Assuero Doca Veronez garante que sim. De acordo com ele, a soja é o grão mais demandado no mundo, com o poder de criar uma dinâmica econômica agregando renda também no Acre.

“É uma nova cultura que entra no Acre gerando riqueza e criando uma nova perspectiva para o futuro da economia do estado. Se deu certo em todos os lugares onde foi inserida, se transformou a realidade do estado de Rondônia, por que não vai dar certo aqui? Temos que ter a coragem que estão tendo esses pioneiros em investir seu capital em uma nova atividade e a que está tendo o governo de incentivar e tentar derrubar os entraves burocráticos que impedem o produtor acreano de trabalhar”, afirmou.

O médico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Fernando Bortoloso, superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Acre, é outro que aposta positivamente na viabilidade do cultivo da soja no estado. Para ele, enquanto a parceria entre o governo e o setor produtivo estiver de pé a atividade terá futuro no estado.

“Nós precisamos de três coisas para tornar o Acre produtivo. Terras, produtores interessados em cultivá-la e apoio governamental. Com esse tripé o estado vai avançar, e com a soja não será diferente. Hoje temos cinco mil hectares plantados e a expectativa para o próximo ano é de que sejam dez mil hectares. Parabéns ao governador, pelo estímulo ao agronegócio, e um cumprimento especial para os produtores, que batalham de maneira constante para desenvolver o nosso estado”.

O empresário e agropecuarista Jorge Moura, 62 anos, proprietário da fazenda Campo Esperança e pioneiro do cultivo da soja no Acre, diz que o estado possui áreas propícias para o plantio. Ele, que também é um dos grandes produtores de milho do estado, garante que a soja produzida em sua propriedade é “padrão de exportação número um”.

“Estamos aqui para mostrar que o Acre é produtivo. Que aqui nós podemos plantar tudo. Arroz, feijão, milho... e a soja, é claro, esse produto que alavanca qualquer município, qualquer estado e qualquer país. Ela tá na mesa de todo mundo, seja como óleo, carne ou leite. Eu estou muito feliz, muito feliz mesmo, de ter sido peão nessa fazenda e hoje eu estou aqui administrando com a permissão de Deus, com muito orgulho e muito carinho”, disse.

O governador Gladson Cameli disse que Jorge Moura é uma prova de que no Acre “em se plantando tudo dá”. Ele afirmou que a aposta na soja e em outras culturas, como o milho, é o passo que o Acre precisa dar para consolidar o agronegócio como uma porta que se abre para a redenção econômica do estado.

“É um dos caminhos que temos que trilhar. Facilitando a vida de quem quer vir investir aqui para que a gente possa gerar emprego, gerar renda. O que nós não podemos é criar obstáculos. Essa é a nossa luta, estamos tentando, pois pessoas como o Jorge Moura, só querem trabalhar sem burocracias e com o mínimo de segurança jurídica para que essa iniciativa seja alavancada”, ressaltou.

Soja e Meio Ambiente

Para essa questão, o governo do Estado e os entusiastas do agronegócio já têm uma resposta pronta: a soja no Acre vai ocupar as áreas já degradadas. Ela esteve no discurso de praticamente todos os que tiveram a palavra no evento desta sexta-feira, inclusive do governador Gladson Cameli.

“Nós queremos um agronegócio sustentável. Ninguém aqui quer ver devastação da floresta, mas as pessoas têm que entender que precisamos criar maneiras de desenvolver o estado por meio da produção. Eu não sou a favor de desmatamento, mas a favor da geração de emprego, de renda e do respeito às nossas leis”.

A soja no mundo

Produção: 362,075 milhões de toneladas
Área plantada: 125,691 milhões de hectares
Fonte: USDA (12/06/2019)

Soja nos EUA (maior produtor mundial do grão)

Produção: 123,664 milhões de toneladas
Área plantada: 35,657 milhões de hectares
Produtividade: 3.468 kg/ha
Fonte: USDA (12/06/2019)

Soja no Brasil (segundo maior produtor mundial do grão)

Produção: 114,843 milhões de toneladas
Área plantada: 35,822 milhões de hectares
Produtividade: 3.206 kg/ha
Fonte: CONAB (Levantamento de junho/2019)

Mato Grosso (maior produtor brasileiro de soja)

Produção: 32,455 milhões de toneladas
Área plantada: 9,700 milhões de hectares
Produtividade: 3.346 kg/ha
Fonte: CONAB (Levantamento de junho/2019)

Nenhum comentário: