sábado, 21 de fevereiro de 2015

Rio Acre transbordando

image

Em Xapuri, o rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 13,40 metros, no meio da tarde deste sábado, 21. Por volta das 15h as águas alcançaram o patamar de 13,50 metros. Há a previsão de que a situação se agrave nas próximas horas.

De acordo com a Defesa Civil, três famílias já estão sendo afetadas pela enchente e os trabalhos de remoção devem começar a qualquer momento. Os locais mais suscetíveis a enchentes em Xapuri são a rua Major Salinas e o bairro Braga Sobrinho.

Na manhã deste sábado, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alterou o alerta de risco MODERADO para risco ALTO de INUNDAÇÃO para o município de Xapuri.

O CEMADEN informou ainda que a precipitação acumulada nas últimas 96 horas estimada por satélite – Hidroestimador – ilustrou volumes de chuva superiores a 100 mm na maior parte da bacia hidrográfica.

Adicionalmente, a previsão meteorológica para os próximos 7 dias, pelo ETA-15km do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) é de chuva acima de 200 mm na bacia hidrográfica do rio Acre. Esperando-se que o rio Acre atinja a cota de inundação no município de Xapuri nos próximos dias.

Em fevereiro de 2012, o nível do Rio Acre ultrapassou os 15 metros e afetou 1.194 pessoas em Xapuri. O número de desalojados e desabrigados somou 497. Na zona rural, 40 casas foram atingidas desalojando um total de 132 pessoas.

Em todo o Acre foram mais de 120 mil pessoas atingidas pela enchente de 2012.

Atualização: 21h22 da noite de sábado: nível do rio chegou a 13,75 metros.

Nenhum comentário: