terça-feira, 13 de março de 2012

Um poema em cada árvore

Intercâmbio cultural entre Acre e Minas Gerais

LEITORES_thumb[1]

Marcelo Rocha

Projeto finalista do Prêmio Viva Leitura 2011, concedido pela OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana.

Aproveitando que Governador Valadares, Minas Gerais, é uma cidade muito arborizada, o poeta Marcelo Rocha criou uma alternativa de divulgação da produção poética de autores desconhecidos do grande público. Assim, ofereceu como suporte de leitura as estimadas árvores da cidade, nas quais são pendurados poemas para serem lidos pelos passantes. Essa foi a forma encontrada para incentivar a leitura e oferecer acesso gratuito à poesia.

É mais uma via de acesso em que o encontro com a literatura se dá em locais públicos de grande circulação, sem ter como propósito substituir os suportes tradicionais, ou dar como esgotado o formato de saraus para declamação.

Até pendurar nos troncos das árvores os poemas impressos em papel reciclado, é feita uma pré-produção que envolve diversos setores da sociedade e, principalmente, mobiliza estudantes que se engajam no projeto, numa ação bem planejada, com acompanhamento dos resultados, que são documentados, reavaliados e divulgados nos meios impressos e virtuais.

O projeto Um poema em cada árvore vem sendo desenvolvido em edições mensais desde agosto de 2010 e já teve a participação de mais de 100 poetas de todo o território nacional que enviam seus textos a partir de edital publicado mensalmente na página do Instituto Psia (institutopsia.org), instituição que também fornece voluntários para o penduramento dos poemas nas árvores. Todos os poetas que têm poemas selecionados recebem por e-mail uma foto com seu poema pendurado numa árvore de Governador Valadares.

Nesta edição comemorativa ao Dia Nacional da Poesia a ação acontece também em Xapuri (AC) e Rio Branco(AC) como parte de um Intercâmbio Cultural entre Agentes Culturais do Acre e de Minas Gerais, unindo as entidades culturais Instituto Psia (Governador Valadares/MG), Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri (Xapuri/AC), Cia. Arte na Ruína (Xapuri/AC) e Grupo Teatral Floresta (Rio Branco/AC).

A realização, no Acre, fica por conta de Clenes Guerreiro e Cleilson Alves (Xapuri) e Rodrigo Garcia (Rio Branco).

Marcelo Rocha é coordenador do projeto Um poema em cada árvore.

Nenhum comentário: