sexta-feira, 22 de abril de 2011

O futebol e a política

Eden Mota

O que tem a ver o futebol com a política? Em princípio, nada; no entanto, algumas correlações me levam a escrever sobre tal tema.

Enquanto a política tem por fundamento a organização do Estado, busca por melhores condições sociais de vida ao povo, dignidade da pessoa humana dentre tantos outros, o futebol tem por objetivo maior, a conquista. Mas, no fundo são fundamentos diferentes com um mesmo objetivo, vez que a conquista, sempre foi e será o ponto de chegada de qualquer homem.

O interessante nisso tudo é que nós, torcedores e eleitores, nos colocamos de maneira diversa em relação aos dois temas.

Enquanto torcedores: xingamos, protestamos, opinamos, nos manifestamos, exigimos saída muitas vezes de um jogador, de um técnico, de um dirigente, viramos técnicos, chamamos a responsabilidade para nós. E o engraçado é que muitos se envolvem nessa discussão. Acima de tudo queremos profissionalismo e compromisso de todos aqueles que dirigem nossas agremiações, mesmo porque essa é a chave para o sucesso.

E eu pergunto: apesar da imensa paixão que temos por nossos clubes, que conquista maior essa tal paixão nos traz a não ser apenas satisfazer o nosso ego voltado tão somente para a conquista?

Continue lendo no blog do autor, Xapuri Urgente.

Nenhum comentário: