terça-feira, 12 de abril de 2011

Desenvolvimento econômico

Secretários de Estado e deputado Manoel Moraes visitam Xapuri para discutir o tema

DSC01343

Da assessoria do deputado

Durante o último fim de semana, o deputado Manoel Moraes (PSB) em Xapuri acompanhado de três secretários de Estado discutindo linhas de produção para essa região. O parlamentar acompanhou três reuniões na sexta-feira e uma no sábado. As reuniões foram realizadas por Edvaldo Magalhães, secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Indústria e Comércio, José Carlos Reis, secretário de Pequenos Negócios e Ilmara Rodrigues, secretária de Esportes, Turismo e Lazer.

“Discutir o desenvolvimento da região é sempre algo de suma importância. A visita dos secretários ao nosso município nos deixa muito contentes; é bom saber que o governo do Estado está de prontidão para discutir o desenvolvimento do Alto Acre. Nós nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso o desenvolvimento do Acre”, afirmou o deputado.

A primeira reunião foi realizada no polo moveleiro do município e contou com a presença de dezenas de trabalhadores ligados à produção local, especificamente marceneiros, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas com o secretário da pasta. Para Patrício Silva, a reunião e os encaminhamentos da mesma são de fundamental importância para que se possa ter bons resultados no futuro.

“Estamos contentes com a visita do secretário Edvaldo e a iniciativa do deputado Manoel Moraes que está cumprindo um papel importante, que é de buscar alternativas para esta região”, declarou.

Edvaldo Magalhães afirmou que, enquanto secretário, buscará todas as medidas e usará todos os métodos necessários para que haja desenvolvimento eficaz neste setor, especificamente na marcenaria, que é meta de atenção nessa região. “O setor moveleiro é muito importante para esta região e estamos cientes de que hoje é um setor marginalizado. Queremos trabalhar para que estes profissionais tenham reais condições e melhoras efetivas. ”, disse.

O secretário colheu as demandas da reunião que incluíam melhorias nas condições de trabalho dos marceneiros locais e garantiu que as medidas serão tomadas com urgência e que até o fim do mês haverá um encontro estadual de marceneiros onde serão tratados das medidas de melhoria para a categoria.

Outra reunião com a presença do secretario Edvaldo Magalhães foi com os piscicultores do município de Xapuri. Apesar de praticamente todos os profissionais desta área morarem na zona rural, isso não impediu que mais de 80 de pessoas comparecessem à reunião. O secretário apresentou aos piscicultores da região as perspectivas para os próximos meses e deu a eles uma noticia que considera fundamental para a sobrevivência de quem trabalha nesta área: o governo do Estado incluirá no cardápio da merenda escolar o peixe, o que significa que o próprio governo se tornará um cliente na compra do produto desses piscicultores.

“Além desta noticia temos outras perspectivas com o projeto arrojado que temos para esta área. Estamos fazendo altos investimentos nesta área”, garantiu o secretário.

Para explicar os investimento na área de piscicultura, Edvaldo foi didático ao usar quadro e giz para explicar aos presentes o investimento inicial de 20 milhões de reais que será feito pelo governo do Estado , tendo como referencia um projeto do Mato Grosso do Sul.

“Um investimento que irá envolver mais de 12 mil pessoas e que dará oportunidades de crescimento aos piscicultores”, diz ele.

Para o Raimundo Mendonça, 51 anos, que está cheio de planos e projetos para ampliar os trabalhos com piscicultura, a reunião foi salutar. Ele que é morador da colocação São Miguel, zona rural de Xapuri, e possui 60 hectares onde trabalha com criação de peixes diz que pretende ampliar os trabalhos nesta área e está motivado com as perspectivas apresentadas pelo governo.

“Muito importante para a gente que mora aqui saber que estão sendo feitos trabalhos para esta região. Acho importante o que o deputado Manoel Moraes está fazendo em vir também para discutir as melhorias para quem mora em Xapuri”, declarou.

Igualmente empolgado com a reunião Manoel Mendes, morador do seringal Porto Franco, destacou a importância da reunião e garantiu que a partir de agora está mais motivado para trabalhar.

“Temos uma produção de 10 mil quilos por ano, o que é pouco, mas é dentro das nossas condições. Se tiver ajuda podemos fazer ainda mais”, afirmou.

Outra das reuniões aconteceu com a presença do secretário de estado de Pequenos Negócios, José Carlos Reis. A reunião realizada na Associação Comercial do município contou com a presença de mais de 100 pessoas.

Para o presidente da entidade, João Cardoso, receber o secretário de Pequenos Negócios em uma reunião aberta e ainda com a presença do deputado Estadual Manoel Moraes, eleito por aquela região, é uma grande oportunidade para discutir os gargalos e as perspectivas do desenvolvimento econômico do município.

“Sabemos que os pequenos empreendedores representam uma boa parte das pessoas que contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento do município, Precisamos investir nestas pessoas”, declarou.

Se depender de investimento em pequenos negócios o município de Xapuri poderá se preparar para entrar em um novo patamar de desenvolvimento. O secretário João Reis garante que o Estado estará pronto a dar todo o suporte para quem deseje trabalhar de forma independente.

O deputado Manoel Moraes, que é conhecido empreendedor da região, fez questão de lembrar momentos decisivos para quem resolve trabalhar por conta própria e relembrou histórias de sucesso de pessoas do próprio município que começaram praticamente do zero.

“Temos este viés de empreendedorismo em nosso povo. Eu mesmo já ajudei, há tempos e com muito prazer, pessoas que queriam empreender em um negócio. Algumas dessas pessoas tiveram muito sucesso. Acreditamos que as pessoas do nosso município têm potencial o suficiente para tocar o próprio negócio”, declarou.

Na linha de discutir melhorias para a região, a última reunião foi realizada na manhã de sábado com a secretária de Esportes, Turismo e Lazer, Ilmara Rodrigues. O encontro foi realizado na fábrica de bolas ecológicas do município e contou com a presença de pessoas que trabalham no projeto . A secretaria visitou as instalações da fábrica e afirmou estar otimista com o projeto e com o potencial da região. A secretária e o deputado Manoel Moraes encerraram as atividades do fim de semana visitando a casa do artesão, também em Xapuri.

Nenhum comentário: