sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Xapuri terá Pedagogia e Biologia pela UFAC

Cursos terão aulas presenciais e serão ministradas em caráter modular

cursosxapuri00

O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), se reuniu na manhã dessa última quarta-feira (31) com representantes da Universidade Federal do Acre (UFAC), no campus de Rio Branco, para definir detalhes da implantação, a partir do mês de abril deste ano, dos cursos de graduação em Pedagogia e Biologia no município. 

“Esses cursos que estamos implantando são uma demanda antiga da população de Xapuri. A tramitação dos processos de instalação dos dois cursos começou na administração anterior da Ufac e continua plenamente encampada pelo atual reitor”, explicou o diretor de Apoio à Interiorização e Programas Especiais da Ufac, professor José Alves Costa.

Leia também: Xapuri: Omissão da Ufac é alvo de ação civil pública do MP/AC e MPF.

De acordo com Marcinho Miranda, a instalação de cursos da Ufac de forma definitiva em Xapuri vem atender a uma necessidade urgente da comunidade local, principalmente dos jovens que terminam o ensino médio e não têm condições para estudar em Rio Branco.

“Isso é bom para todos nós, e a prefeitura vai fazer todo o possível para ser parceira da Ufac nessa caminhada”, disse o prefeito.

Além do professor José Alves Costa e do prefeito Marcinho Miranda, participaram da reunião o pró-reitor de administração da Ufac, Thiago Rocha dos Santos; o prefeito do campus da Ufac, Josué Bispo; o mestre em edificações Cleber Allievi; o professor Jorge Camargo, coordenador do Núcleo da Ufac em Xapuri; e o professor Joscíres Ângelo, chefe de gabinete da prefeitura de Xapuri.

A reivindicação por cursos permanentes em Xapuri junto à UFAC já é antiga. Em outubro do ano passado, foi realizada uma audiência pública em Xapuri com a participação de representantes da própria universidade, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAC) e do Ministério Público, além de autoridades locais da Educação, comunidade escolar e lideranças rurais para discutir o assunto.

Também no ano passado, a promotora de justiça Diana Soraia Tabalipa Pimentel instaurou um inquérito civil no qual apurou que muitas crianças em idade escolar residentes na zona rural estavam fora da sala de aula por várias deficiências na educação, entre as quais, estava a falta de professores habilitados para exercer a função.

O último concurso realizado pela prefeitura de Xapuri para a contratação de educadores não teve o número de vagas preenchido porque muitos dos candidatos não tinham a formação exigida pelo edital.

“A falta de professores está gerando uma ofensa a um direito constitucional. Isso é grave”, lembrou, à época, a promotora.

A falta de posicionamento da UFAC resultou no ajuizamento de ação civil pública (ACP) contra a instituição federal, com a intenção de assegurar a oferta de cursos de licenciatura em Xapuri. Na ação, a promotora de justiça Diana Soraia e a procuradora da República Antonélia Carneiro denunciaram que o edifício da universidade estava fechado e em desuso no município fazia mais de 7 anos.

“Ao fechar as portas, a Ufac propiciou um retrocesso social inaceitável”, dizia um trecho da ação.

A promotoria de Xapuri e a prefeitura tentaram solucionar o problema junto à Ufac, que teria se comprometido em reabrir as portas da instituição. Ainda em outubro do ano passado, Diana Soraia participou, junto com o ex-prefeito Bira Vasconcelos, de uma reunião do Conselho Universitário, órgão colegiado com poder deliberativo, e falou sobre a necessidade da presença permanente da Universidade em Xapuri. A reivindicação da promotora era de que fossem criados os cursos de Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas.

A informação de que pelos menos dois dos cursos sugeridos pela comunidade à UFAC serão instalados já em 2013 está sendo recebida com entusiasmo pela população local, especialmente pela juventude, que já conta com a estrutura oferecida pelo IFAC, cujo campus de Xapuri está em processo de restauração e ampliação para aumentar a oferta de cursos a partir de 2014.

Outras informações no portal da Ufac.

Um comentário:

Thamiris Alencar disse...

Ótima noticia, saber que Xapuri está buscando melhorar cada vez mais na educação para a população e muito gratificante e saber que os jovens fiquem no município e tenham educação de qualidade...E parabéns pro prefeito Marcinho pela iniciativa....