domingo, 10 de outubro de 2010

100 anos da Paróquia de Xapuri: “Momento ímpar”

Nader Sarkis

Estamos vivendo um momento ímpar, de alegria e fé, com a festa do centenário de nossa Paróquia. Com inspiração divina, bravos personagens enfrentaram verdadeiros obstáculos para semear a Palavra de Deus.

Nesses dias, amigo Raimari, aprendi um pouco da belíssima história desses 100 anos. Sobre o eterno e saudoso Pe. Felipe Galerani, ordenado em 1901,  e que logo recebeu o desafio de cumprir sua missão em Xapuri. De fato, foi um incansável que com a parceria das Irmãs Servas de Maria Reparadoras, tornou modelo nossa educação.

Outro verdadeiro herói foi Pe. José Carneiro de Lima. Esse percorreu todos os seringais, colônias e florestas levando, além da mensagem espiritual, medicamentos, cobertores e o que fosse preciso para o bem estar das pessoas do interior. Era o médico, botânico, pintor, mecânico engenheiro. Ajudou a concluir essa obra de arte que é nossa Paróquia. Ficou eternizado pelos famosos "causos" sobre suas caçadas. Depois surgiram outros Padres.

Hoje, nosso pároco Francisco das Chagas Monteiro, com muita sabedoria, tem a missão de dirigir nossa Igreja. Organizou uma grande equipe que não mediu esforços e arregaçou as mangas para comemorar esse centenário.

Rogamos a Deus muitas bênçãos.

Que a sociedade xapuriense participe dessa comemoração, sobretudo compreenda um pouco mais a verdadeira história de uma das quatro primeiras Paróquias do nosso Estado.

Nader Sarkis é membro da Pastoral da Família e um dos responsáveis, junto com outros tantos incansáveis, entre esses sua esposa, Terezinha Zaine, pela organização da festa dos 100 anos da nossa Paróquia.

Nenhum comentário: