domingo, 11 de novembro de 2007

Saúde e Segurança do Trabalhador da Floresta

Foi realizado neste final de semana o I Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador da Floresta, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. O evento foi organizado pelo Centro de Referência do Trabalhador - CEREST - e pelo próprio Sindicato.

Durante o seminário os trabalhadores expuseram aos participantes como é a sua rotina de trabalho na zona rural. Uma das preocupações levantadas foi quanto ao uso da amônia na conservação do látex destinado à fabrica de preservativos. O produto é adicionado ao leite de seringa para que ele não coagule e assim possa chegar à fábrica.

Há a preocupação com o contato que os seringueiros mantêm com a substância. A amônia seria mesmo necessária na produção dos preservativos? Existem dúvidas com relação ao risco para a saúde dos seringueiros que manipulam o produto químico em condições rudimentares.

Moradores do lado esquerdo do Rio Acre, que compreende o Bairro Sibéria, Gleba Sagarana, Assentamento Tupá e Reserva Extrativista Chico Mendes reivindicaram das autoridades da saúde a disponibilidade de um veículo traçado para fazer o transporte dos doentes dessa região e um barco tipo voadeira para transportar ribeirinhos em casos de emergência.

Com informações do blog Xapuri Rural.

Nenhum comentário: