Quatro escolas de Xapuri receberam hoje, no auditório da Secretaria Estadual de Educação, o Prêmio Florestania de Educação Ambiental. A escola Anthero Soares Bezerrra conquistou o prêmio na modalidade Mérito de Projeto Desenvolvido.
O projeto da escola Anthero Soares consiste no reflorestamento das margens do rio Acre e do igarapé Braga Sobrinho, que separa o bairro de mesmo nome, mas conhecido popularmente por Bolívia, do centro da cidade. Com o projeto a escola tenta dar a sua contribuição para salvar o rio Acre, que nessa época do ano agoniza com um dos níveis mais baixos dos últimos 30 anos.
O igarapé Braga Sobrinho tem grande importância histórica. Em uma de suas margens está a Fonte do Bosque, onde as tropas de Plácido de Castro teriam dado de beber a seus cavalos, segundo alguns relatos. Foi das margens do Braga Sobrinho que o herói partiu para tomar a intendência boliviana de Mariscal Sucre para torná-la Xapuri. A retirada da mata ciliar e a atividade humana desordenada às suas margens estão sufocando as suas águas, hoje reduzidas a um pequeno filete.
O Prêmio Florestania de Educação Ambiental tem parceria com o Instituto do Meio Ambiente do Acre-IMAC e Secretaria de Meio Ambiente e visa reconhecer e estimular projetos como o da escola Anthero Soares Bezerra, que têm como finalidade fortalecer as ações de Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série do Estado do Acre e é dividido em duas modalidades: Por mérito de Projeto Desenvolvido e Melhor Proposta de Projeto.
Na modalidade Melhor Proposta de Projeto, mais três escolas de Xapuri foram agraciadas. A escola 5 de dezembro, do seringal Nazaré, Espaço Alternativo do Pólo Variante e Espaço Alternativo da colocação Limoeiro, seringal São Miguel. Parabéns a professores e alunos pelo sucesso obtido e que venham outros êxitos pela frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário