sexta-feira, 17 de abril de 2015

CASA DE CHICO MENDES CONTINUA FECHADA

xapuri_agoraRC_xapuri_alagada

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - em 2008, a casa em que viveu o líder seringueiro Chico Mendes não tem data para ser reaberta ao público. A previsão da superintendência do IPHAN é de que isso ocorra apenas no segundo semestre de 2015, depois de passar por um processo de restauração cujo projeto havia sido concebido antes mesmo da alagação.

Com o evento do desastre natural, o estado da Casa de Chico Mendes foi agravado, apesar da estrutura não ter sofrido forte abalo , segundo explica a coordenadora do espaço, Caticilene Rodrigues. “Foram apenas dois barrotes que baixaram e com isso a parede também cedeu dificultando a abertura e o fechamento de portas e janelas. Quanto ao acervo, nada foi perdido”.

Deyvesson Gusmão, superintendente do IPHAN no Acre, diz que um novo dignóstico foi solicitado à empresa que já havia iniciado o projeto de restauração. “Com a enchente, foi necessário um novo diagnóstico do estado pós-cheia fosse realizado para que o projeto seja adequado à nova situação”, disse. Ainda segundo ele, o trabalho deverá ser iniciado ainda em 2015.

Enquanto a casa não é reaberta à visitação pública, o acervo que conta a história da vida e da luta de Chico Mendes está exposto no Museu do Xapury, localizado no prédio da antiga prefeitura da cidade. Quanto ao entorno da casa, que reúne espaços como a Fundação Chico Mendes, a Casa do Artesão, o Café Regional e a Casa do Seringueiro, o governo do estado avaliando a situação.

Nenhum comentário: