domingo, 22 de dezembro de 2013

Mera questão de justiça

Chico_25 anos

A história, a luta e o martírio de Chico Mendes, cujo assassinato completa 25 anos neste domingo, pela sua inquestionável importância para Xapuri, para o Acre e para o mundo, não merece ter nenhuma mentira, por ínfima que seja, relacionada aos fatos que ocorreram naquele 22 de dezembro de 1988, como a que consta na legenda da imagem acima, veiculada na página Uol Educação

A falsa informação que diz: "A rádio de Xapuri ficou fora do ar durante todo o dia de sexta-feira (23 de dezembro). O prefeito Vanderlei Viana, do PMDB, tirou a rádio do ar sob o pretexto de luto oficial na cidade. O objetivo era evitar que a notícia circulasse dentro da floresta de onde estão vindo os seringueiros que atuavam com Chico Mendes", seria retirada de uma reportagem da Folha de S. Paulo de 25 de dezembro de 1988.

O funcionário que estava de plantão na Rádio Educadora 6 de Agosto naquele fatídico começo de noite era este blogueiro, que aos 15 anos de idade acabara de iniciar sua história como radialista na pequena emissora. Ao contrário do que diz a legenda da fotografia em que Sandino carrega uma imagem do pai, a rádio sofreu uma pequena pane elétrica tendo retornado ao ar ainda na mesma noite.

No tenso e movimentado dia seguinte, também trabalhei no período da manhã e a emissora funcionou normalmente. O então prefeito Wanderley Viana jamais ordenou que a emissora fosse retirada do ar. Até penso que ele fosse bem capaz disso, mas não o fez. E para quem não sabe, garanto que Viana seria a última pessoa no mundo a quem eu defenderia de qualquer acusação. O faço por mera questão de justiça.

Um comentário:

xapuri disse...

tu e um babaca filho da puta