sexta-feira, 19 de novembro de 2010

“Hortas de Produção Agroecológica”

HORTA

Fernanda Gomes, da Assessoria da prefeitura de Xapuri

Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, o modelo busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, diversificar a produção, utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos, alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades e produzir em harmonia com os recursos naturais.

Técnicos do SEBRAE capacitaram durante uma semana produtores de Assis Brasil, Brasiléia e Xapuri. A experiência começou na residência da dona Iracilde no Pólo Agroflorestal Jiquiá. Ela agradeceu o incentivo do governo em oferecer mais qualidade de vida para quem depende da produção para gerar renda e disse estar muito contente com essa nova alternativa.

“Eu só tenho a agradecer o SEBRAE, a prefeitura de Xapuri e o governo federal por ter dado essa chance de melhorar-mos a nossa renda e fortalecer a feira de produtos agrícolas que já existe em Xapuri”, disse a produtora.

A unidade de Iracilde conta com um galinheiro na área central, com três canteiros de hortaliças localizados em volta do mesmo, além de área para pastagem. A família recebeu um kit contendo todo o material, insumos e os animais necessários para a construção da unidade e para o início da produção.

Cada unidade atende uma família, escolhida por uma comissão formada pelas equipes técnicas. Para Bira Vasconcelos prefeito de Xapuri, o grande desafio no Acre é garantir a qualidade dos produtos.

“O Acre já produz e o nosso grande desafio é dar qualidade a esta produção e gerar renda para os pequenos”.

Serão implantadas até o final do ano 25 unidades do PAIS no Território do Alto Acre e Capixaba.

Nenhum comentário: