segunda-feira, 6 de abril de 2009

Em defesa de quem trabalha



Binho Marques, governador do Acre

A denúncia, fartamente noticiada pela imprensa, do Ministério Público Federal contra ex-diretores do Deracre por causa de supostas irregularidades na execução de obras na BR 364, induz o público a pensar que houve desvio de recursos públicos com a participação de assessores do ex-governador Jorge Viana e alguns empresários.

Os assessores arrolados no inquérito são o professor Tácio de Brito, que voltou a dar aulas de História na rede pública municipal de ensino e a trabalhar com sua esposa na Drogaria que possuem há mais de 20 anos no bairro Floresta; o engenheiro Sérgio Nakamura, que atua no concorrido mercado da construção civil do Estado; e o engenheiro Joselito Nóbrega, que continua prestando serviços no Deracre.

O primeiro ponto que quero ressaltar é que uma estrada pavimentada no Acre, com toda fragilidade do nosso solo e a intensidade das chuvas do inverno amazônico, tem uma durabilidade inferior a qualquer estrada pavimentada em outras regiões do país.

Que o trecho pavimentado em questão tenha apresentado problemas, e que as empresas tenham sido acionadas para proceder a manutenção é fato. Mas não é justo expor pessoas de bem com insinuações de desvio de recursos em proveito próprio, quando o problema em análise seja de tamanha complexidade.

Só para se ter uma idéia, estamos há dez anos e três meses à frente do Governo, somando os dois mandatos do governador Jorge Viana e os dois anos e três meses do meu mandato, e temos que admitir que ainda estamos aprendendo a lidar com obras de pavimentação, devido à particularidade das condições climáticas, geológicas, tecnológicas e dificuldade de logística para a mobilização de pessoas, máquinas e insumos, que chegam aos canteiros de obras a preços infinitamente mais altos.

Os preços praticados nessa obra já foram aprovados pelo Tribunal de Contas da União e todos os projetos contaram com pareceres favoráveis do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens – DNER.

Ao analisar as informações que foram disponibilizadas, a equipe do Governo constatou uma série de imperfeições no laudo técnico que gerou a denúncia do MPF.

A Justiça Federal ainda não julgou o mérito do pedido de denúncia para saber se vai acatá-la ou não.

O fato é que conhecemos a honradez e a dedicação pública das pessoas mencionadas, e sabemos o quanto elas contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento do Acre através de seus respectivos trabalhos.

Vamos aguardar o posicionamento da Justiça. Como em outras ocasiões, onde dúvidas foram levantadas e tecnicamente esclarecidas, tenho certeza de que agora não será diferente.

O que não podemos aceitar é que uma denúncia feita há tanto tempo, por pessoas com o interesse político de impedir a continuidade das obras que fizeram de Jorge Viana o melhor governador da história do Acre, coloque sob suspeita uma administração que vem realizando tanto pela melhoria da qualidade de vida do povo e pelo desenvolvimento do Estado do Acre.

2 comentários:

Unknown disse...

Carissimo Raimari,
Quero parabeniza-lo pela lucidez da matéria, onde coloca com nitidez uma posição equilibrada dos acontecimentos.Parabens.

Unknown disse...

Para um governardo de estado a posição que ele tomou é simplesmente vergonhosa. Os laudos que a pf fez tem sustância. Defender o erro é uma brincadeira.