sábado, 25 de abril de 2009

Chega de politicalha: Todos por Xapuri

Éden Barros Mota

Por estes dias, estive analisando a situação política de Xapuri e cheguei a várias conclusões, no entanto, uma é de fundamental importância abordar e colocar como ponto de reflexão não só para os filhos de Xapuri, mas principalmente pelos partidos políticos que fazem a história política de Xapuri.

Início esta análise com a seguinte pergunta: qual a representatividade política que tem Xapuri hoje a nível estadual? a resposta é ululante e simples, NENHUMA. Isso mesmo, vou repetir NENHUMA.

E qual o motivo que nos leva a ter representatividade nenhuma? Ora, como todo bom e pequeno município de nosso Brasil, os políticos desses municípios ainda agem com politicalhas, fofocagens, amadorismos e falta de visão política.

Mal sabem eles que enquanto agem desta forma, os anos se passam e as melhorias tão sonhadas nunca chegam, justamente porque o meio utilizado para se fazer política é totalmente errado.

Enquanto não tivermos representatividade na Assembléia Legislativa, nós seremos sempre: o patinho feio, o mendigo, o cão que só recebe as migalhas que caem da mesa, a gata borralheira, o coitadinho. Por isso, temos que repensar, urgentemente em uma forma de resolver esse problema.

Imaginemos todos nós que Xapuri, conforme informação do Tribunal Regional Eleitoral tem 9.628 eleitores. Nas eleições de 2006 compareceram às urnas 7.744 eleitores.

Xapuri lançou quatro candidatos caseiros: CLEMILTON ALMEIDA DE LIMA (PSDB) obteve 290 votos; MANOEL MORAES DE SALES (PSB) obteve 1.266 votos; RAIMUNDO MENDES DE BARROS (PT) obteve 1.149 votos e RAIMUNDO FRANCISCO DA SILVA GONDIM (PTC) obteve 596 votos. Estes três candidatos juntos totalizaram 3.301 votos, ou seja, 42% da intenção dos votos de todo o eleitorado votante de Xapuri na eleição. Isso quer dizer que 58% dos votos foram distribuídos para candidatos que nem em Xapuri vão, ou 4443 votos. Faço uma pergunta. Isto está correto?

Vejamos alguns exemplos de candidatos que não são filhos de Xapuri e receberam votação expressiva: ANTONIO DELORGEM NERIS CAMPOS (159 votos); EDIVAN MACIEL DE AZEVEDO (105 votos); FRANCISCO DAS CHAGAS ROMÃO (354 votos); GLADSON AUGUSTO SILVA MENEZES (305 votos); ERMICIO SENA DE OLIVEIRA (553 votos). O que leva Xapuri a votar em tais candidatos sabendo-se que os mesmos não irão contribuir em absolutamente nada para nosso Município? A resposta é única: o amadorismo político de todos os partidos de nossa cidade.

Xapuri passa por um momento em que tem que baixar as armas da política partidária e colocar urgentemente um representante na Assembléia Legislativa, mas para isso, os partidos e seus condutores têm que abdicar de uma série de preconceitos e dogmas. Chega de amadorismo.

O total de eleitores que temos é suficiente para eleger com folga um candidato a Deputado Estadual e tem que ser esse nosso primeiro objetivo. Temos que sentar na mesa de negociação PT, PSDB, PMDB, PSC... e repensar o futuro de nossa cidade.

Nossas decisões têm que ser tomadas independentemente de partidos políticos. Agora é todos por Xapuri. Chega de política amadora.

◙ Bacharel em Direito e filho de Xapuri

Meu comentário: Ermício Sena foi candidato "oficial" do Partido dos Trabalhadores de Xapuri. A candidatura de Raimundo Mendes de Barros, apesar de legítima, foi resultado de dissidência partidária. Outro ponto: não acredito que representação parlamentar signifique, necessariamente, representatividade política para este ou aquele município. Com o atual conceito que o parlamento brasileiro possui na atualidade, seja em qual esfera for, acho melhor não contar com "representantes" onerosos, inúteis e figurativos.

2 comentários:

jletto disse...

Isso é uma grande verdade, não sou xapuriense mas tive nessa cidade onde seu nome é divulgado mundialmente e já ganharam dinheiro e muito usando o nome de xapuri, mas infelismente o próprio povo não gosta da cidade pois não aprendeu escolher seus representantes como foi o caso do ultimo pleito eleitoral, pois esses cidadão ja gorvenaram por oito anos e deixaram a cidade as traças e conseguiram ludribriar o povo mais uma vez e voltaram e por incrível que pareça é o mesmo time dos oito anos desastrosos.

Jean Tamazato disse...

Raimari,
A solução é o voto distrital misto e as bandeiras do federalismo.

Sou de S. Paulo mas em passagem pelo Acre, inclusive Xapuri, fiquei impressionado com o poder federal e estadual. Apesar de ser um caso atipico, estado novo e questoes de logistica, o Acre tem elementos para uma cruzada federalista.

Saudacoes,
Jean