terça-feira, 7 de abril de 2009

Bira Vasconcelos

Prefeito reclama das críticas e desabafa: "Não posso andar de helicóptero se não tenho nem um carro".



Há mais de três meses no cargo, o prefeito de Xapuri, Francisco Ubiracy Machado de Vasconcelos, ou simplesmente Bira, como ele prefere ser chamado, muda de postura com relação às críticas, avalia como delicada a atual situação do município e convoca a população para dividir esforços em prol da cidade que continua padecendo dos problemas crônicos legados pelas últimas administrações.

Com uma máquina administrativa sucateada nas mãos, redução de 20% nos já parcos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), um rigor do chamado inverno amazônico que há muitos anos não se via e uma crescente cobrança por transformações imediatas, Bira Vasconcelos garante que vai fazer as mudanças, mas dentro de um determinado tempo e de acordo com as condições que o município possui.

"Não adianta eu empregar 200 pessoas e no final do mês não ter dinheiro para pagar os salários, muito menos contratar obras e em seguida as empresas acionarem a prefeitura na justiça. Não posso querer andar de helicóptero se não tenho nem um carro", desabafou o prefeito em conversa com o repórter Joseni Oliveira, da Rádio Educadora 6 de Agosto, na última segunda-feira.

Com uma arrecadação ínfima - menos de 2% da sua receita bruta mensal -, o município depende completamente dos repasses federais para sobreviver. Diante da ausência de recursos próprios para investir na infraestrutura da cidade e do campo, a situação é realmente melindrosa e se acentua com a ação impiedosa das chuvas que agrava os transtornos na zona urbana e destrói a malha de estradas vicinais.

A estratégia para o município sair da crise, segundo Bira, é apostar nas parcerias com os governos estadual e federal e no apoio da bancada acreana em Brasília. Fora isso, a alternativa é fazer muito planejamento que resulte em ações responsáveis e austeras para não criar no povo falsas expectativas de investimentos que o município não pode fazer.

Para isso, enquanto chove, o prefeito conversa com a população. Na cidade ou no campo, a comunidade chamou, lá vai o Bira, de carro ou de moto, enfrentando a lama, para ouvir o que povo tem a lhe dizer. Na segunda-feira passada, foi obrigado a voltar do meio do caminho, depois que o carro em que viajava não conseguiu mais trafegar no ramal que dá acesso à comunidade de nome Maloca.

Com relação às críticas e cobranças que há muito já chegaram, em razão de a maior parte dos desmantelos deixados pelo último prefeito continuarem da mesma forma, Bira se esforça, mas não consegue esconder que já começa a se incomodar com o que considera ser um esforço precipitado de alguns segmentos para provocar o desgaste precoce de sua administração.

"Eu sabia que ia receber uma cidade cheia de problemas, mas as pessoas também tem de saber que esses problemas não podem ser resolvidos da noite para o dia. Não adianta o sujeito chamar pelo prefeito e achar que no dia seguinte não vai ter água debaixo de sua casa porque vai ter, sim. Sou o responsável pelos problemas da cidade, mas não fui eu quem a deixou desse jeito", desabafa mais uma vez o prefeito de Xapuri.

Apesar da crise e da natural pressão advinda da grande expectativa que se criou sobre seu nome tanto antes como depois das eleições, Bira afirma que se mantém otimista com o sucesso de sua administração. Torcemos por isso, para que não somente o prefeito e sua gestão possam "andar" de helicóptero, mas também todo o município e sua população consigam decolar do atraso em que se encontram para voar em céu de brigadeiro, num futuro não muito distante.

Um comentário:

Unknown disse...

Existe um frase que diz a lei da semeadura e a colheita, o PT entregou a prefeitura para o PMDB da mesma forma que o PPS entregou para o PT novamente, só que o Wandeco não tinha o apoio do Presidente,Senadores e Governador do Acre, Isso o Bira tem ou diz que tem.
percebo que ouve muita garganta do Bira e agora não esta conseguindo agir, diz que não esta governando olhando para o retrovisor mais agi como um cara que se esconde atraz dos defeitos passados que não são somente do Wandeco e sim do Julio Barbosa que fez uma má administração.
Bira deixa de reclamar, abre os olhos com seus secretarios, ja começaram a fezer coisas erradas depois não vai dizer a frase do Lula (eu não sabia).
Temos muito a fazer vamos deixar de reclamar.