segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

"Vanguarda da esperança"



Vinte anos depois da morte do líder sindical Chico Mendes, sua filha Elenira, 24 anos, administradora de empresas e presidente do instituto que leva o nome do seringueiro, assume a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade que projetou para o mundo o símbolo maior da defesa da floresta e sua luta.

O convite do prefeito Bira Vasconcelos veio ainda no ano passado, mas envolvida com muitas viagens e ainda realizando alguns eventos relacionados aos 20 anos da morte do pai, Elenira não aceitou de pronto o chamado, embora tenha deixado a entender que não recusaria o desafio que possui uma ligação inevitável com a luta de Chico Mendes.

Elenira tinha apenas 4 anos quando o pai foi assassinado em 1988, na casa que hoje é patrimônio histórico nacional. Aos 18 anos, recebeu de uma tia a foto com uma dedicatória escrita por Chico: "És a vanguarda da esperança. Elenira, darás continuidade um dia à luta que teu pai não conseguirá vencer".

A partir dali, abraçou a luta do pai e fez disso a sua própria bandeira de luta, procurando manter acesos os sonhos e os verdadeiros ideais de Chico Mendes. Tem sido assim no Instituto Chico Mendes, que dirige há dois anos, através do desenvolvimento de projetos de cunho sócio-ambiental.

Agora, frente à pasta do Meio Ambiente no município de Xapuri, Elenira tem a oportunidade de mostrar que está preparada para implementar e consolidar políticas eficazes na área ambiental, campo tratado desde sempre como prioridade secundária, razão pela qual a cidade só é ecológica na retórica de alguns.

Na verdade, o maior desafio de Elenira talvez seja conseguir conciliar as funções de secretária com as atividades de sua Ong. Nesta semana mesmo, ela viaja para o Rio de Janeiro, onde inaugura, no próximo dia 9, a exposição fotográfica "20 anos sem Chico Mendes, no Jardim Botânico.

O evento, que lembra a passagem de 20 anos da morte do seringueiro, congrega exposições, palestras, debates, lançamento de livro-cartilha de Ziraldo e a apresentação de peças infantis, filmes e documentários.

A exposição, que tem curadoria da própria Elenira, traz obras do acervo do Instituto Chico Mendes. O teatro infantil conta a trajetória deste homem que lutou pelos direitos da Amazônia e Ziraldo lança o livro Chiquinho e Sua Turma.

Um comentário:

Rubens disse...

A presença de Elenira na Secretaria de Meio Ambiente de Xapuri, é um passo a mais na busca do resgate de nossa importância no cenário politico acreano. Xapuri volta a pulsar e a querer participar ativamente do moderno pensamento acreano. Pessoas para isto, não lhe falta.