domingo, 1 de fevereiro de 2009

Tião Viana vence no Senado

Marcos Afonso

Não importa o resultado. Tião venceu no Senado.
Derrotou o acromático José Sarney, essa grande reserva moral do poder obscuro, que mais uma vez aglutinou ao seu redor os togados de sempre.

Venceu, porque Sarney continua sendo visto como a velha âncora do passado, embolada nos parlamentares recifes do fisiologismo, compadrio e conluios mórbidos.

Há tempos o Senado sofre com uma febre de embotamento ético, mesmo assim ainda consegue forças para temer e resistir às novidades. Cada vez mais ele se afasta do Brasil real. Entorpecido pela velha política, não consegue abrasileirar-se.

O Tião Viana venceu porque teve mais latitude, sinceridade e transparência democrática. Contou com os votos de mudança e também com os da conveniência, óbvio (em se tratando de alguns tucanos, esses pássaros de vôos baixos). Ao contrário do Sarney, que teve os votos do farisaísmo e do descaro. O que é compreensível, afinal, tirando o eletromagnetismo, os semelhantes de atraem.

O Tião saiu vitorioso porque representa oxigênio novo na atmosfera viciada dos corredores noturnos do Senado.

Nossa sorte é saber que, aos poucos, o Senado vai saindo da penumbra confortável e analgésica de seus anacronismos.

Sorte nossa é saber que no Senado existem mais Tiões e Marinas. Coisas do nosso Acre, teimoso e constelado.

Leia mais no Varal de Idéias do jornalista e professor.

Um comentário:

Unknown disse...

"..... Contou com os votos de mudança e também com os da conveniência, óbvio (em se tratando de alguns tucanos, esses pássaros de vôos baixos). Ao contrário do Sarney, que teve os votos do farisaísmo e do descaro. O que é compreensível, afinal, tirando o eletromagnetismo, os semelhantes se atraem".
Caro Raimari,.sobre este belo paragrafo, gostaria de fazer comentários: Não há partido mais oportunista hj do que o proprio PMDB de Jose´Sarney. O partido que vc diz que apoia o Sarney é hj o maior aliado do PT, a quem o Lula apoia com todas as forças, inclusive o Jader Barbalho em Belém.....O que faria o PSDB, se não apoiar o proprio Tião Viana?...e a nós acreanos resta agradecer a toda cupula do PSDB por esta atitude que muito nos honra!..Pena que nao foi o suficiente para elege-lo!....abraço!..Jorgewan Hadad