quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Chiquinho e sua turma

O Instituto Chico Mendes, presidido por Elenira Mendes, filha do líder sindical assassinado em 1988, vai realizar na primeira quinzena de março, em Xapuri, o lançamento do personagem Chiquinho, criado pelo cartunista Ziraldo em homenagem a Chico Mendes, e do livro “A História de Chiquinho”, voltado ao público infantil.

A proposta de Elenira Mendes é, após o lançamento do livro no Rio, durante a exposição “20 anos sem Chico Mendes”, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico, em homenagem ao legado e a vida do ecologista reconhecido mundialmente por sua luta contra o desmatamento na Amazônia, apresentar o personagem a estudantes do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio da terra de seu pai e onde funciona a sede do instituto.


“Não teria sentido realizar o lançamento do personagem, criado especialmente por Ziraldo para apoiar as nossas ações na área de educação ambiental infantil, somente no Rio de Janeiro, por isso vamos fazer o lançamento também aqui em Xapuri”, disse Elenira Mendes.

Através dos personagens “Chiquinho e sua turma”, segundo Elenira, o cartunista Ziraldo aborda temas como sustentabilidade e cuidados com a natureza ao ilustrar a história da vida do líder ambientalista no livro. A idéia original é da própria Elenira Mendes, que tinha a preocupação de levar ao público infantil a vida de seu pai e a luta pelas reservas extrativistas.

Trata-se, diz a filha do ambientalista, “de um herói para as gerações futuras e que terá novas histórias criadas e lançadas nos próximos anos”, sempre contando com a parceria entre o Instituto Chico Mendes e o cartunista Ziraldo.

“ O personagem, assim como primeiro livro, foi criado para desenvolver ações que contribuam com a conservação ambiental e inclusão social, daí porque é tão importante fazermos o lançamento também em Xapuri”, diz Elenira.

A data do lançamento do livro em Xapuri ainda não foi definida, mas deve acontecer até o dia 16 de março e contará, provavelmente, com a presença de Ziraldo, da escritora Walquíria Raizer, além de alguns homenageados no livro, como Abrahim Farhat, o Lhé, o ex-vereador Raimundo Barros, primo de Chico Mendes, e a senadora Marina Silva, além do governador Binho Marques, do ex-governador Jorge Viana e do prefeito de Xapuri Ubiracy Vasconcelos.

“Estamos convidando as pessoas e dependemos da agenda de muitas delas, por isso ainda não fechamos uma data, mas a idéia é realizar o lançamento já na primeira quinzena de março em um escola da rede pública de Xapuri”, diz Elenira Mendes.


Fonte: Jornal Página 20

Nenhum comentário: