sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

PAE EQUADOR: PRODUTORES REIVINDICAM MELHORIAS




















Nesta sexta-feira, 15, estive no Projeto de Assentamento Extrativista Equador, uma das principais regiões de Xapuri em que o Manejo Florestal Madeireiro está entre as atividades produtivas mais praticadas, além da extração da borracha e da castanha. Lá, representantes de 8 associações de produtores da região realizaram um seminário para discutir a atual situação do projeto e reivindicar melhorias aos órgãos governamentais e outras instituições ligadas ao movimento dos trabalhadores rurais.

Entre as queixas apresentadas se destacou o distanciamento de entidades como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (STRX), o Conselho Nacional do Seringueiro (CNS), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do próprio Incra. Os produtores reivindicaram também da prefeitura de Xapuri e do governo do Estado a implantação de escolas e postos de saúde na área do projeto agroextrativista. "Os avanços dos últimos anos são inegáveis, mas não estamos vivendo em um mar de rosas, não", afirmou Reinaldo Pereira, presidente da Associação Fé em Deus.

Participaram do seminário representantes da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF), Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC)  e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), além da deputada estadual Leila Galvão (PT). A grande ausência ficou por conta do INCRA, que não enviou representantes ao evento, apesar de a direção da associação haver formulado convite à superintendência do órgão.

O principal encaminhamento resultante do seminário foi o da construção de uma agenda, coletiva ou não, para que as entidades envolvidas com as reivindicações dos produtores se reúnam com os representantes de associações para discutir as questões levantadas durante esse e outros encontros regionais de associações. Além disso, um documento foi elaborado durante a realização do seminário que será entregue a todas as instituições ligadas ao assunto.

A imagem acima é da colocação Atoleiro, onde está sediada a Associação dos Produtores do Projeto Agroextrativista Seringal Equador (ASPAAE-SE). As placas menores mostram as licenças de operação do manejo. 

Nenhum comentário: