sábado, 30 de janeiro de 2016

110 ANOS DA MAÇONARIA NO ACRE

A Maçonaria acreana acaba de completar 110 anos de criação. A loja pioneira do Estado nasceu a bordo do navio Rio Tapajós, que esteve ancorado em Xapuri no dia 3 de janeiro de 1906. A sessão solene contou com a participação de 51 obreiros, os quais exerciam ofícios de seringalistas, comerciantes e comerciários. Seu primeiro venerável mestre foi Francisco d’Oliveira Conde.
Na década de 1920, as lojas Acre e União Acreana fundiram-se no dia 7 de agosto de 1924 na loja Bandeirantes do Acre Nº 1, que está localizada na rua 24 de Janeiro, centro de Xapuri. Dentre seus veneráveis pode-se destacar o empresário Alberto Zaire, o ex-governador e ex-senador Jorge Kalume e Almir Santana Ribeiro, que chegou ao grão-mestrado, cargo máximo da Maçonaria.

A Maçonaria na construção do Estado

A loja Bandeirantes do Acre relembra o pioneirismo dos que desbravaram com dinamismo e espírito revolucionário os rios e terras que compõem o Estado. Eram homens comprometidos com seu tempo e sua pátria, por isso se revoltaram e participaram ativamente da Revolução Acreana, não contra a Bolívia, mas contra o esbulho que seria promovido pelo Bolivian Sindicate sobre nossas riquezas.

Destaca-se aí a figura do coronel José Cardoso Ramalho Júnior, venerável mestre por várias vezes reeleito para dirigir a Loja Esperança e Porvir, em Manaus. Governador do Amazonas de 1998 a 1900, quando o Brasil parecia disposto a entregar o Acre à Bolívia, discordou e enviando dinheiro e apoio para que a luta continuasse, desembocando na grande Revolução Vitoriosa de Plácido de Castro. Graças ao espírito desprendido de José Ramalho o Amazonas perdeu parte de suas terras para ajudar a formar o Acre.

Outro exemplo foi o grão-mestre Antônio Pinto do Areal Souto, foi prefeito do Departamento do Alto Purus, intendente de Sena Madureira, secretário geral do Departamento e segundo governador do Território do Acre. Defendia da libertação do homem pela instrução e assim criou diversas escolas pioneiras como a Escola normal Carneiro Ribeiro e é um dos fundadores da Academia Acreana de Letras.

Primeiro venerável mestre da Maçonaria no Acre, Francisco d’Oliveira Conde era autodidata , mergulhou fundo em seus estudos e chegou à função de adjunto de Promotor Público do Departamento do Alto Acre.
Nomeado pelo presidente da República, Hermes da Fonseca como tenente coronel comandante do 5º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional. Foi um dos fundadores do Colégio Acreano, além de outros cargos chegou a ser vice-governador do Acre.
História da Maçonaria
De modo simples, a história da Maçonaria pode ser dividida em três períodos que são: o Lendário, o Medieval ou Operativo, o Moderno ou Especulativo. Não há registros claros sobre sua origem no período lendário, mas sabe-se que alcança a construção do primeiro grande templo do rei Salomão, pouco mais de 500 anos antes do nascimento de Cristo. No início da era medieval as escolas de ofício do Império Romano deram origem às associações de artífices da mesma profissão que tinham como objetivo guardar os segredos de suas profissões a fim de que poucas a dominassem. Eram então contratados para construir palácios, templos e outras obras civis.
O período moderno ou especulativo surgiu durante o século XVII quando as construções das catedrais foram diminuindo, isso levou as associações de operários a aceitar em seu meio pessoas eruditas, os quais, com seus estudos tornaram a Maçonaria especulativa. A Maçonaria tal como é hoje surgiu em 1717 quando quatro lojas que se reuniram em Londres formaram a primeira grande loja do mundo, a qual passou a credenciar outras lojas e grandes lojas em outros países.
O que é a Maçonaria
A Maçonaria é uma ordem universal formada por homens de todas as raças e credos fundamentados na fraternidade e na esperança de que o amor a Deus, à Pátria e à Família apoiados na tríade da liberdade, igualdade e fraternidade, possa contribuir para o progresso da humanidade. É um movimento filosófico, educativo, filantrópico e progressista que adota a investigação da verdade em regime de plena liberdade. Uma sociedade formada por homens livres, pensadores e amantes da cultura moral.
Os nomes das lojas maçônicas evocam o espírito que inspira seus membros, como pedreiros construtores da ordem e da sociedade em si.Os ensinamentos maçônicos são ministrados através de rituais que contêm princípios de todas as artes iniciáticas, como o hermetismo, cabala, simbolismo, além de conceitos sobre as cores, números e lendas antigas. Em resumo, a Maçonaria é uma escola de sabedoria.

A admissão na ordem não é um fim em si, mas um começo para uma vida que exigirá muito esforço e trabalho. Nela domina o princípio da tolerância para com todas as doutrinas religiosas e políticas porque está acima e fora das rivalidades que as coloca em conflito.

Seus lemas fundamentais são a Liberdade, Igualdade e a fraternidade. Liberdade porque o homem venceu a si mesmo e liberta-se da opressão que o escraviza. Igualdade porque a Maçonaria reconhece que todos os homens nascem iguais. As principais distinções que admite são o mérito, o talento, a sabedoria, a virtude e o trabalho de cada um. Fraternidade porque aspira que a compreensão reine entre seus adeptos; a fraternidade diminui os males dos povos e aumenta e a compreensão e o respeito entre os homens.

A Maçonaria possui aspecto religioso porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito que denomina Grande Arquiteto do Universo. Mas a Maçonaria não tem a pretensão de tomar o lugar da religião na vida de ninguém. Para ser membro da Maçonaria o cidadão deve professar uma crença firme em Deus, gozar de boa reputação e ter uma conduta limpa.

A presença feminina na Maçonaria está na família sempre considerada em primeiro lugar, assim existem diversas organizações para senhoras, como a Associação das Acácias, por exemplo. Recentemente começou a funcionar no Brasil a Ordem do Arco-Íris com o objetivo de formar moças dos 11 ao 19 anos, aspecto semelhante ao que existe na Ordem DeMolay para rapazes com idade entre 13 e 21 anos incompletos. Nelas preparam-se para ávida futura e aprendem a moldar seu caráter para num cidadania plena e responsável.

O modo de viver maçônico pode ser resumido em caridade para com todos. Ser maçom é amar seu país, servir a Deus com reverência, tratar os familiares com brandura e afeto, ter humildade, ajudar nos fracos e desvalidos da sorte. É praticar virtudes.

Com  informações de Ratione Temporis.

Nenhum comentário: