quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cães nas ruas de Xapuri

Sou Médico veterinário e prometi cuidar dos animais, mas também me sinto responsável pela saúde humana e não é de hoje que vejo e me indigno em que situação chegou a população de cães de rua em Xapuri, em ver inúmeros animais doentes, ver quantidade de vezes pelas ruas e mais, muitas vezes em uma lanchonete ficamos rodeados de cães.

Não sei porque a população aceita isso, porque a prefeitura não tenta fazer algo para conter a proliferação destes animais. Muitos cães possuem donos, mas parece que aculturou-se criar animais nas ruas e não em casa, até onde eu sei o cão é um animais doméstico e deve ser criado em casa.

Os cães de rua além de representarem um risco físico, causar acidentes, também podem ser veiculador de inúmeras doenças para outros cães como a parvovirose e cinomose, inclusive ser um poderoso vetor de zoonoses – doenças transmitidas de animais para o homem. Entre as zoonose mais temida, esta a raiva, entre outras como sarna e a leishmaniose que apesar dos cães não transmitirem a leishmaniose  diretamente ao homem ele acaba sendo o hospedeiro desta doença.

Deixo aqui minha indignação.

Fábio Fernandes
Méd. Veterinário

Nenhum comentário: