sábado, 7 de agosto de 2010

Rua Dr. Batista de Moraes

Tatiana Campos, Agência de Notícias do Acre

No dia em que comemorou o início da Revolução Acreana, a cidade de Xapuri recebeu do prefeito Bira Vasconcelos e do Governador Binho Marques uma de suas ruas mais importantes revitalizada. A rua Doutor Batista de Moraes dá acesso ao porto que liga o Bairro Sibéria e Reserva Chico Mendes a parte principal do município. Ela foi pavimentada com tijolos e entregue à população.

"Estamos vendo aos poucos Xapuri resgatar seu status de Princesinha do Acre, a cidade que já foi a mais bonita do nosso Estado, que tem o mais bonito conjunto arquitetônico e que tem muito conteúdo histórico. Xapuri passou por momentos de dificuldade e abandono, mas estamos trabalhando em parceria com a prefeitura para mudar esta realidade. A cidade vai ser uma referência universitária, teremos cursos de pós-graduação, parcerias com outras universidades, inclusive com institutos de pesquisa da Costa Rica. Temos grandes planos para Xapuri", destacou o governador Binho Marques.

A rua foi pavimentada a partir de um convênio entre Governo e Prefeitura, no valor de R$ 318 mil. A pavimentação em tijolos foi escolhida pelo conforto térmico que propicia aos moradores e pela geração de renda na cidade, já que os tijolos utilizados foram produzidos pela cerâmica municipal, revitalizada pelo Governo do Estado através da Fundação de Tecnologia do Estado Acre (Funtac).

"Além disso, fizemos a opção de não pavimentar as ruas que têm significado histórico com asfalto. Esta é uma das ruas mais importantes da cidade. Estamos à frente da prefeitura há um ano e meio, e se não fosse a parceria com o Governo do Estado não teríamos com fazer qualquer investimento na cidade. Mas é preciso lembrar como estava a nossa Xapuri antes de assumirmos. Esta rua tinha esgoto a céu aberto e buracos imensos. Estamos, aos poucos, estamos reconstruindo a cidade e posso dar alguns exemplos: a ponte que liga o Bairro Bolívia, a Casa do Artesão, a Cerâmica Municipal, a rua Pio Nazário e agora, a rua Doutor Batista de Moraes", explicou o prefeito.

Os moradores agradeceram a obra. Dona Euri Figueiredo, que mora na rua Doutor Batista de Moraes desde 1963, recebeu a visita do governador. "Nossa, melhorou demais com esta intervenção. Quando eu cheguei aqui era só mato, depois a rua foi construída, mas com o passar dos anos ele se deteriorou, estava horrível, intrafegável. Agora ela foi revitalizada e a nossa situação melhorou demais, sem comparação ao que estava", disse.

A moradora Andriele Villas Boas lembra qual era a situação da rua antes da reforma: "Só tinha buraco, lama ou poeira. Era difícil até de trafegar e em alguns trechos nem tinha acesso".

4 comentários:

Antonia disse...

até que enfim uma noticia boa sobre a situação das ruas de Xapuri!

Raimundo disse...

PREZADO AMIGO RAIMARI.. NÃO DEIXE DE PUBLICAR MEU SIMPLES COMENTÁRIO, NÃO É CRÍTICA E SIM UMA VERDADE QUE QUERO DIZER AOS GOVERNANTES E AO MESMO TEMPO A NOSSA POPULAÇÃO. É CLARO QUE FICO SATISFEITO COM O CALÇAMENTO DA RUA DR BATISTA DE MORAES, MAIS O QUE ME DIXA AO MESMO TEMPO INSATISFEITO É COM A QUALIDADE DA OBRA QUE FOI ENTREGUE A POPULAÇÃO, QUE DEVERIA SER TODA BEM ACABADINHA COM SEUS RETOQUES FINAIS, QUE TODO MUNDO ESPERAVA SER UMA OBRA DE ARTE E QUE TINHA TUDO PRA SER, PORQUE É UMA DAS MAIS BELAS RUAS DE NOSSA CIDADE, E FICAR DESSA FORMA ENACABADA SEM ILUMINAÇÃO, AS TRAVESSAS

DE RUAS SEM SINALIZAÇÃO. PORQUE QUE SÓ EM XAPURI ACONTECE ESSE TIPO DE COISAS? NOS OUTROS MUNICÍPIOS É TUDO BEM FEITINHO COMO MANDA NO PROJETO???? ABRAÇOS.

Unknown disse...

Também, já tava na hora desse prefeito fazer alguma coisa.

Unknown disse...

Também, já tava na hora.