terça-feira, 6 de agosto de 2019

FIM DO RECESSO

A Câmara de Vereadores de Xapuri retornou aos trabalhos na noite desta segunda-feira,5, após o recesso parlamentar do meio de ano. Três ausências foram registradas. O presidente da Casa, Ronaldo Ferraz, do MDB, está fora do Acre em tratamento de saúde. Os vereadores Fernando (MDB) e Guinaldo Alves (DEM), alegando razões pessoais,  também não compareceram.

Sob o comando do vice-presidente Manoelzinho, do DEM, a maioria dos parlamentares presentes demonstrou que estava ansiosa pelo retorno aos debates. Problemas do município como o preço dos combustíveis e a falta de médicos no hospital Epaminondas Jácome foram fortemente ressaltados pelos vereadores Joseni Oliveira (PT) e Gessi Nascimento (MDB). O petista cobrou do Ministério Público uma posição sobre os pedidos de investigação da situação dos altos preços e da possível "cartelização" do comércio de combustíveis na cidade. O emedebista afirmou que a situação do hospital local é crítica e disse que "não queria ser um deputado em Xapuri para não conseguir colocar um médico no hospital".
 
Gessi Nascimento também fez cobranças ao prefeito Bira Vasconcelos (PT) que, segundo ele, não está respeitando a Câmara por não responder a seguidos pedidos de providência. Chegou a citar a Lei 201/67 que trata das responsabilidades do prefeito e dos vereadores para dizer que a Câmara já poderia tomar uma medida contra o chefe do Executivo.

Outra crítica do vereador Gessi Capelão ao prefeito foi em razão de uma lei que foi aprovada no ano de 2015 ainda não estar sendo obedecida. Trata-se da Lei 861, de 19 de outubro daquele ano, que dispõe sobre a proibição de depósitos de areia, barro, brita e outros derivados dentro do perímetro urbano do município. De acordo com ele, após quase 4 anos nada foi feito.

O vereador José Maria Miranda (PT) reagiu ao discurso do colega afirmando que em outros tempos ele já foi mais calmo. Sugeriu que a uma pretensa candidatura de Gessi à prefeitura estaria ensejando uma mudança de postura do ex-presidente da Casa. Miranda defendeu a gestão do prefeito petista afirmando que apesar das dificuldades e limitações financeiras Bira Vasconcelos faz uma boa administração. Fez referência à reforma do prédio da antiga Rádio Educadora 6 de Agosto, fruto de recursos próprios, que em breve vai ser a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Estreando à frente da Mesa Diretora, o vereador Manoelzinho (DEM) protestou contra a qualidade do som que a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizou para a abertura a realização da Marcha Profética, na abertura da Semana Evangélica. "Ou se faz uma coisa com amor ou é melhor que não se faça", disse ele.

O último vereador a usar a tribuna foi o petista Equi, líder do prefeito na Câmara. Segundo ele, a casa legislativa tem conseguido propor uma agenda harmônica em prol dos interesses do município. Criticou a intenção da empresa Energisa de propor que os consumidores de energia da zona rural façam por si mesmo, por meio de fotografias dos medidores, as leituras mensais e as entreguem no escritório da empresa no fim do mês. O vereador chamou a essa ideia de "papagaiada". Há algumas semanas, durante reunião sobre o assunto na própria Câmara de Xapuri, o representante da Energisa, Jaílson Oliveira, afirmou que a empresa estaria se comprometendo em resolver os problemas de leituras por média que tanto tem insatisfeito a população rural.

Próxima terça-feira mais informações da Câmara aqui no blog.

Nenhum comentário: