quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Novenário movimenta Xapuri

São 112 anos de tradição religiosa sem que se arrefeça a fé de milhares de romeiros que chegam de vários lugares da Amazônia e do restante do Brasil para ratificar a confiança no santo padroeiro de Xapuri

P1200076

O Novenário de São Sebastião teve início no último dia 11, com abertura realizada na praça que leva o nome do santo, às margens do Rio Acre. As demais novenas, que se realizam até o dia 19, ocorrem na igreja matriz, todas as noites, a partir das 19 horas. Além das novenas, a programação da festa conta com a realização de diversos eventos culturais e os tradicionais bingos e leilões.

Para o padre Francisco das Chagas, pároco de Xapuri, a expectativa para o ponto alto da festa é sempre grande e diferente dos anos anteriores. Segundo ele, a procissão do santo padroeiro de Xapuri se fortalece a cada ano, independentemente dos fatores econômicos e sociais, como um momento de renovação da fé e da confiança de cristãos de vários lugares do Brasil em São Sebastião.

Festas dançantes e marreteiros

De maneira paralela ao desenrolar da programação religiosa, vários eventos festivos, principalmente festas dançantes, são realizados durante os dias que antecedem a grande procissão, que este ano cairá em uma segunda-feira. Outro grande destaque é a presença dos tradicionais “marreteiros”, vendedores ambulantes que transformam as principais ruas da cidade em um grande centro comercial provisório.

Até esta quarta-feira, 15, de acordo com a prefeitura, cerca de 240 lotes dos 300 que foram disponibilizados para os marreteiros já haviam sido vendidos. Apesar da opinião de muitos deles de que as vendas realizadas nos últimos anos já não foram tão boas como antigamente, a presença dessa figura típica da festa de São Sebastião em Xapuri é infalível. Eles permanecem na cidade até o dia 24 de janeiro.

Transmissão ao vivo pelo Sistema Público de Comunicação

A Procissão de São Sebastião em Xapuri, no dia 20 de janeiro, será antecedida pela Santa Missa, que será celebrada pelo Padre Francisco das Chagas, a partir das 16 horas. O Sistema Público de Comunicação do Acre, através da TV Aldeia e da Rádio Aldeia FM estará dando plena cobertura e transmitindo ao vivo pela primeira vez na história a grande festa religiosa de Xapuri.

Nenhum comentário: