domingo, 6 de setembro de 2009

Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores

O estado do Acre realizará em outubro o II Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores, em parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, segundo a Agência de Notícias do Acre. O campeonato será nos dias 17 e 18 de outubro e podem participar arboristas, coletores de sementes, epífitas e bromélias e orquídeas, praticantes de rapel, pesquisadores da flora e fauna do dossel e pessoas que trabalham com a escalada como técnica de acesso a árvores de grande porte.

Os participantes devem levar seus equipamentos de segurança: capacete, óculos de proteção, corda de segurança, mosquetões de no mínimo duas seguranças, sistema autoblocante e cinto específico de arborista.

No dia 17 será feita a etapa de seleção e os participantes farão escaladas em três modalidades: Footlock, técnica de escalada que utiliza corda e travamento de pés para a ascensão; o Resgate em Altura, que mostra a habilidade do competidor em resgatar um trabalhador de árvore ferido, utilizando todas as técnicas de segurança; e o Deslocamento em Copa, onde é feita a locomoção e caminhada pelos galhos das árvores.

A etapa final terá os concorrentes que cumprirem as normas corretas de escalada, sem danos à árvore, no menor tempo.

Os finalistas irão executar apenas o deslocamento na copa de árvore, seguindo os mesmos critérios de avaliação.

Os inscritos visitarão a Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, e ficarão hospedados na Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira, onde terão a oportunidade de escalar imensas árvores amazônicas como a Samaúma e Castanheira, entre outras espécie que chegam a medir até 50 metros de altura.

Fonte: O Globo.

Nenhum comentário: