terça-feira, 8 de setembro de 2009

Augusto Castelo Branco de Figueiredo

Mensagem de Jorgewan Hadad, neto de Augusto Castelo Branco de Figueiredo, o cearense homenageado pelo ex-prefeito Wanderley Viana no portal de Xapuri, obra que nasceu fadada à polêmica:

"Caro Raimari e amigos do blog,

Estou encaminhando uma breve HISTORIA do meu avô, Augusto, que foi homenageado no portal de Xapuri. Acho que deveriam, se for o caso, adequar o portal, mas jamais destruí-lo.

Augusto Castelo Branco de Figueiredo nasceu em Fortaleza no dia 01 de Janeiro de 1911, mas foi criado em Xapuri, onde seus pais, João Ramalho de Figueiredo e Adelaide Castelo Branco de Figueiredo, fixaram residência.

Augusto teve 12 irmãos, sendo 06 nascidos em Xapuri. O Sr. João Ramalho participou da Revolução Acreana e contribuiu com diversas melhorias para a cidade. Em 1936, retornou a Fortaleza com a família e não mais voltou ao Acre.

Augusto não os acompanhou, permaneceu morando em Xapuri e trabalhando em embarcação, o único meio de transporte, por muitos anos, na rota: Xapuri X Brasiléia e Xapuri X Rio Branco. Em Fevereiro de 1942, casou-se com Maria Adélia Xavier de Lima e tiveram 05 filhos: Adelaide, Wanda, Carlos Augusto, João e Vera Lúcia.

Em 1952, Augusto Castelo Branco de Figueiredo foi nomeado funcionário da Coletoria Federal de Xapuri, permanecendo até sua morte em 09 de Julho de 1962, ocorrida em Belém do Pará.

Essas poucas palavras permitem vislumbrar a curta vida de 51 anos, mas cheia de nobreza, do cearense, porém acreano e xapuriense de coração, Augusto Castelo Branco de Figueiredo.

Muito obrigado".

Comentário do blog: Bonita a história do cearense Augusto, assim como a de tantos outros nordestinos que para cá vieram e tiveram tão importante papel no desenvolvimento e na formação da nossa sociedade atual. Não merecia - e nem merece  - a família ver seu nome estampado em uma obra envolvida em tanta irregularidade e falta de critérios legais em sua execução como foi essa do malfadado portal de Xapuri. 

Nenhum comentário: