terça-feira, 5 de novembro de 2019

Chico Mendes inspira novos ambientalistas

Chico Mendes Herói Brasileiro foi homenageado ontem (4) na Chácara dos Professores, em Brasília. A exposição permanente de mesmo nome contou com uma inauguração diferente. Extrativistas, estudantes, professores e companheiros históricos do seringueiro compartilharam histórias, experiências de sustentabilidade e anseios para a construção de um mundo novo.
Em 2019 relembra-se os 31 anos do assassinato de Chico Mendes. Ao mesmo tempo, comemora-se os 34 anos do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), que adicionou Memorial Chico Mendes ao nome. Joaquim Belo, atual presidente da instituição, e resume a função dela. “Lutamos pela liberdade da comunidade e pelo direito de manter nosso modo de produção”.
Zezé Weiss, editora da revista Xapuri, uma das organizadoras do evento, ressaltou o papel de diversas organizações na realização do mesmo. CNS, SinproFENAE e Ipam tiveram seu papel reconhecido por juntar os povos da floresta à população da cidade para recontar a história de um guardião da Amazônia. Segundo ela, “Chico Mendes vive e Chico Mendes vive em nós”.
Leia mais em Reconta aí.

Nenhum comentário: