segunda-feira, 30 de junho de 2014

UFAC entrega Campus revitalizado em Xapuri

P6300496

A Universidade Federal do Acre inaugurou em Xapuri, nesta segunda-feira, 30, a revitalização do prédio que abriga o seu Campus Universitário no município. Participaram da cerimônia o reitor da Ufac, Minoru Kimpara; a vice-reitora, Margarida de Aquino Cunha; o diretor de Apoio à Interiorização e Programas Especiais da Ufac, José Alves Costa; a representante da Secretaria Estadual de Educação em Xapuri, Ziláh Carvalho, e o prefeito Marcinho Miranda, além de outras autoridades locais.

Com a revitalização, o Núcleo da Ufac em Xapuri ganha novas salas de aulas e espaços para a implantação do setor administrativo, laboratórios, biblioteca e outros. Todos os novos ambientes são climatizados e de acordo com o professor José Alves Costa, diretor de interiorização e programas, a instituição federal poderá, a partir de agora, manter até quatro cursos simultâneos no município.

Atualmente, a Ufac disponibiliza para a comunidade local os cursos de pedagogia e Biologia. Quanto à perspectiva de ampliação do quadro de cursos em Xapuri, o professor José Alves afirmou que o objetivo da Ufac é não apenas de implantar novas turmas, mas também diversificar a gama de cursos tanto na modalidade de licenciatura quanto de bacharelado. “As novas instalações oferecem plenas condições para isso e acreditamos que o nosso reitor não deixará esse espaço ocioso”, disse.

O reitor Minoru Kimpara afirmou que Xapuri é uma cidade estratégica para a Ufac. Segundo ele, o município tem todo um significado histórico para todo o Acre pela importância das lideranças que dali saíram para o Brasil e para o mundo. “A Ufac tem para com Xapuri a missão de fortalecer o processo de formação que aqui já existe. Com essa revitalização que estamos entregando agora, o município terá uma melhor condição de prosseguir produzindo boas coisas para o Acre”, afirmou.

O prédio onde atualmente funciona o Campus da Ufac em Xapuri foi projetado originalmente para ser um hospital. Posteriormente, foi reformado e ampliado para abrigar uma escola e, posteriormente, o antigo Campus Avançado de Xapuri, durante o funcionamento do Projeto Rondon, no regime militar, sob o governo de João Figueiredo. Foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 1982. Oficialmente, o Campus da Universidade Federal do Acre em Xapuri foi criado em 7 de outubro de 1992, pelo então reitor Sansão Ribeiro de Souza.

P6300541

Nenhum comentário: