sexta-feira, 24 de setembro de 2010

4ª Primavera dos Museus

Com o tema Museus e Redes Sociais, evento acontece nesta semana misturando o tradicional com os debates da atualidade

André Cezar, Assessoria FEM

Na busca por aproximar a tradicionalidade dos espaços de memória com a atualidade da internet, a 4ª edição da Primavera de Museus acontece nesta semana com o tema Museus e Redes Sociais. Organizada pela Fundação Elias Mansour e pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento é realizado em todos os espaços de memória do Estado, alcançando os municípios de Xapuri e Sena Madureira.

A programação é formada por atividades que buscam dinamizar o cotidiano dos espaços, tornando os museus mais atrativos e responsáveis pela promoção de debates acerca da atualidade, como é o caso da mesa-redonda sobre redes sociais que vai ser realizada nesta quarta-feira, 22, às 13 e às 19 horas, no Museu da Borracha. Além disso, visitas guiadas, contações de histórias, mostra de vídeos, apresentações teatrais, shows musicais e torneios esportivos também fazem parte a programação.

A Casa dos Povos da Floresta, o Memorial dos Autonomistas, o Palácio Rio Branco, o Museu da Borracha, o Museu de Xapury e o de Sena Madureira ficam abertos de terça-feira a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e sábado e domingo, das 16 às 20 horas.

Contação de histórias como instrumento de memória

Há muito que os espaços de memória do Estado têm trabalhado com a contação de história como instrumento de valorização e fomento da tradição oral e da cultura acreana. Atenta a esse fato, a programação da 4ª Primavera de Museus não deixa de fora os "causos" do seringal, as histórias autorais e as poesias regionais que tanto permeiam o imaginário acreano.

Todos os dias do evento a Casa dos Povos da Floresta vai oferecer contações de história para os visitantes. No Museu de Xapury, a atividade fica por conta do Grupo Fuxico de Contadores de Xapuri, que se apresentam nesta sexta-feira, 29, às 9 e às 15 horas.

Clique aqui para ver a programação.

Nenhum comentário: