segunda-feira, 26 de julho de 2010

Xapuri no Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial

Logo Forum Juvenil do Patrimônio Mundial

Cleilson Alves da Silva, ator do grupo Arte na Ruína e contador de histórias do Grupo Fuxico, é criador do projeto “Seringais Cultural”, escolhido para representar o Acre no Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial que está sendo realizado no Brasil neste ano de 2010. De Brasília, onde se encontra no momento, o artista xapuriense envia a seguinte mensagem:

Raimari,

Gostaria que publicasse em seu blog uma notícia que é muito importante para Xapuri e para o Acre como um todo mas que não teve muito alarde, pelo jeito.

Sou o jovem selecionado para representar o Acre no Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial – que se realiza entre os dias 16 e 26 de julho nas cidades de Foz do Iguaçu (PR), Planaltina (DF), Cidade de Goiás (GO), Missões (São Miguel e Santo Inácio – que abrange RS no Brasil, trecho da Argentina e Paraguai) e Brasília (onde me encontro agora).

Para participar do fórum eu, juntamente com centenas de jovens dos outros estados brasileiros e alguns países, apresentamos projetos que abrangessem a temática de patrimônio mundial, adaptado para cada região. Para minha surpresa o meu projeto foi um dos 45 selecionados para representar o Acre.

Aqui estou passando por oficinas, tour pelos patrimônios mundiais brasileiros (e argentinos) e participarei da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, importantíssimo para minha formação cultural e cidadã e para o Acre em geral.

O projeto que apresentei se chama “Seringais Culturais”, que já executo juntamente com o Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri, resgatando o patrimônio imaterial do nosso povo (suas memórias) e transformando em histórias que são contadas dentro de Museus e espaços de memória (essa é apenas uma parte do projeto, a que serviria para o que era proposto como requisito para participação para seleção do Fórum).

Aqui, também, faço intercâmbio com outros jovens da da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Timor Leste e, também, representantes de todos os estados brasileiros, todos com faixa etária entre 18 e 24 anos (idade base para participação).

Ao final do fórum, dos 45 projetos selecionados, serão premiados três, que terão uma ajuda de custo para realização das atividades propostas no projeto. Mais informações podem ser obtidas através do endereço: http://www.patrimoniojovem.com.br

Um abraço,

Cleilson Alves da Silva.

2 comentários:

Unknown disse...

Que maravilha, adorei a noticia...Parabéns

Thony Christian disse...

Muito legal Xapuri participar do Fórum de PAtrimônio Mundial. Aqui mesmo em Rio Branco tem gente que tá se mordendo de inveja.
Merecido. Parabéns!