quinta-feira, 22 de julho de 2010

O adeus do “Menino terrível”

[FOTOS_26.12.08_166.jpg]

Foi sepultado na tarde desta quinta-feira (22), em Rio Branco, o corpo do ex-prefeito e vereador de Xapuri, Antônio Araújo de Farias, 91, falecido na capital acreana na noite dessa quarta-feira (21).

Piauiense de Parnaíba, Antônio Farias chegou em Xapuri em 1942. “Vim para o Acre para não ir para a guerra”, me confidenciou na última vez que nos encontramos, no dia 27 de dezembro de 2008, na fazenda de seu genro Geraldo Pessigatti.

Em Xapuri, o jovem Farias foi cortar seringa numa colocação de nome "Castelo", onde casou com dona Mariquinha, também já falecida, com quem teve 12 filhos. Trabalhou no seringal até o ano de 1970, quando veio para a cidade. Na terra que adotou como sua, se tornou vereador por quatro vezes e foi prefeito em 1979.

“Menino terrível” era uma forma carinhosa com a qual se dirigia aos amigos mais próximos e que terminou por se transformar am alcunha. Muito alegre e brincalhão, gostava de dizer que trabalhou muito, produziu muita borracha, mas que nunca temeu nada dentro dos seringais.

“Três coisas nunca tive dentro da mata: medo, preguiça, nem receio de fazer filho”, brincou no mesmo encontro que citei acima.

O senhor Antônio Farias era pai do radialista e professor Aílton Farias, meu eterno cunhado, e da ex-vereadora Elisabete Farias, através dos quais o blog se solidariza com os demais filhos, netos, bisnetos, genros e noras desse patriarca que deixou seu nome profundamente marcado na história de Xapuri.

6 comentários:

Eden disse...

O "Menino Terrível" era um verdadeiro filho de Xapuri. Merece todo o respeito de todos os xapurienses. Pessoa da maior qualidade. Com certeza foi chamado para um lugar muito melhor.

nader disse...

Aproveito este espaço, amigo Raimari, para me solidarizar com toda família do velho amigo FARIAS.
Que JESUS, em Sua infinita bondade, conforte com Seu verdadeiro AMOR E FÉ.
Meu abraço aos nobres amigos:
Ailton (meu guru na Rádio 6 de Agosto). Elizabeth, Milton...e todos os filhos, netos, bisnetos etc.

Unknown disse...

Muito obrigado meu amigo, pela homenagem ao meu querido Vovô.

Unknown disse...

MEU TIO OBRIGADO POR ESSA HOMENAGEM A MEU AVÔ GRANDE HOMEM DEIXOU MUITA SAUDADES!!!

Amiraldo disse...

Boa Noite a todos!

Chamo-me Amiraldo Peres, minha mãe chama-se Maria de Farias Peres, irmã do ilustre "Menino terrível", moramos em Belém do Pará e compartilhamos da dor da perda de meu tio, que infelizmente não conheci, soubemos a pouco de seu falecimento.
Meus sentimentos a todos e espero que entrem em contato. amirldo.peres@gmail.com

Elthon Amorim disse...

ola a todos, me chamo elthon amorim, sou sobrinho-neto do "menino terrivl", sou neto de Francisca de Farias Araújo - irmã de Antônio. Moramos em São Luís - Maranhão. Gostariamos de manter contato com os familiares que residem no Acre. Meu pai chama-se Antonio em homenagem a esse irmão de minha avó, q foi embora tão cedo.