quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Com a palavra, Joscires Ângelo...

Com respeito à última postagem, onde cito a Desorganização das coligações para com a propaganda eleitoral gratuita na Rádio Educadora de Xapuri, o assessor partidário Joscires Ângelo enviou a seguinte resposta:

"Caro Amigo Raimari...

Sempre elogiei o trabalho desenvolvido por você a frente deste espaço, porém terei que discordar da postagem atual, e vejo com olhos de preocupação a sua posição em frente ao pleito vindouro de outubro...

Primeiramente porque este espaço sempre primou por tomar partido por um determinado grupo conhecido, e convenientemente nada se foi dito sobre algumas peripécias desse grupo nas ações políticas realizadas ultimamente, como utilização de poder governamental para agarinhar (sic) dividendos políticos para determinados candidatos, estranhamente nesse espaço houve incitação hipotética de que candidatos do PSDB estariam sendo demagogos em seus discursos no que tangia ao Bairro Laranjal, e agora o termo desorganização total.

No tocante à propaganda eleitoral gratuita no rádio, tenho conhecimento de que os condicionantes seriam: comunicar a Justiça eleitoral e à emissora as pessoas que se responsabilizariam pelo material, entregar mídia em formato MP3, com antecedência de um dia anterior à Divulgação do material, entregar mapa de mídia juntamente com o material. Vejo que alguma coisa está estranha, já que assessoro uma equipe e todos os procedimentos foram contemplados, a única discurssão (sic) ainda em termos duvidosos é o termo "mapa da mídia" já que nesta descrição refere-se apenas a um memorial descritivo do material constante no CD ou outro dispositivo de armazenamento, podendo este ser entregue juntamente com o material quando elaborado, agora se houvesse a exigência de um "Plano de mídia" aí seria uma peça mais específica descritiva de todas as informações técnicas e de planejamento ao longo do período eleitoral, porém na Ata da Justiça eleitoral de Xapuri consta o termo "Mapa de Mídia". E esses condicionantes a Coligação Frente Alternativa de Xapuri cumpriu.

Agora o que se é importante ressaltar já que você enalteceu a Coligação Visão de Águia, é perguntar-se porque eles são tão organizados e deixaram de efetuar a Prestação de Contas referente à Primeira Parcial (06 de Agosto, sendo a única que não o fez neste município. isso sim é fator impeditivo que segundo a legislação vigente, ocasiona até perda do Registro da Candidatura. Ressalto que apenas estou contribuindo para esta discurssão, porém acredito que devam ser dados os devidos créditos para outras coligações que também estão se esforçando para se adequar às exigências dessa emissora.

Só para conhecimento o valor de 01 hora de estúdio para gravação de mídia radiodifusiva está em torno de R$ 500,00 se considerarmos a quantidade de candidatos e a necessidade de edição a cada horário a ser divulgado, cada coligação gastaria no mínimo para produzir um programa de 10 min em torno de R$ 1.200,00.

Acredito que talvez não seja desorganização, porém falta de capital e recursos humanos devidamente qualificados até porque vivemos uma eleição pioneira de nova legislação e metodologia diferente das anteriores.

Abraços Fraternais"

Meu comentário: Como diria Jack, o estripador, vamos por partes. Primeiro, não insinuei que qualquer candidato do PSDB estivesse fazendo discurso demagógico, apenas achei interessante ele pedir ajuda de uma população abandonada que é quem realmente carece de total auxílio, sendo lembrada somente nestas épocas. Segundo, nunca tomei partido por grupo nenhum. Tenho minhas posições e defendo minhas convicções, gostem delas ou não. Como petista filiado que sou, já entrei em conflitos com vários "companheiros" por sempre sustentar o penso, sem receio de melindres. Quanto à desorganização das coligações, mantenho o que disse e sugiro ao caro Joscires que releia com atenção a ata do encontro ocorrido na Justiça Eleitoral. Os termos acordados dizem que o Mapa ou Plano de Mídia, documento descritivo de todas as informações sobre os programas encaminhados à emissora, devem ser entregues até às 14 horas do dia anterior ao da veiculação. Já as mídias que vão ao ar às 7 horas da manhã, devem ser entregues à emissora até às 18 horas do dia anterior. Com relação ao programa das 11 horas da manhã, as mídias devem ser entregues até às 7 horas da manhã do mesmo dia. Com exceção da coligação Visão de Águia, nenhuma outra se enquadrou, inicialmente, neste padrão democraticamente combinado. Essa é a verdade e daí minha crítica. Como exemplo, cito o caso da coligação Frente Alternativa. O representante Eucirlei Severino se dirigiu à emissora e entregou um CD sem nenhuma documentação. Ao consultar o Cartório Eleitoral sobre a situação fui informado que poderia haver flexibilidade mediante a cobrança aos representantes para que se enquadrassem rapidamente aos termos consignados em ata. Prestei informações ao representante da Frente Alternativa, que providenciou a documentação exigida e, somente no dia seguinte, a entregou da forma devida. No caso da Frente Popular II, os representantes chegaram a entregar um Mapa de Mídia manuscrito. Tomei a mesma providência no sentido de que a documentação fosse retificada, o que ocorreu. Para finalizar, não enalteci a coligação VISÃO DE ÁGUIA, pois nenhuma razão para isso eu tenho, apenas falei a verdade, apesar do líder dessa aliança ser notoriamente um grande desafeto e adversário político meu. Também não me interessa, com relação ao assunto abordado na postagem, o problema da prestação de contas da coligação. Com a palavra a Justiça Eleitoral. Não é, ainda, do interesse da emissora que dirijo as dificuldades que existam para a confecção dos programas. Isso é de exclusiva responsabilidade das coligações. Como representante da Rádio Educadora, não faço exigências, elas são da Justiça Eleitoral, apenas veiculo e cumpro a lei.

Respeitosamente,

Raimari Cardoso.

Nenhum comentário: