quarta-feira, 6 de agosto de 2008

106 anos da Revolução

Há 106 anos começava em Xapuri a Revolução Acreana

Revolução Acreana é o termo pelo qual se conhece, no Acre, o processo político-social que levou à incorporação do território desse estado ao Brasil. O período começa em julho de 1899, quando o território é proclamado estado independente, sob Luis Gálvez Rodríguez de Arias, e termina em 1903, depois que os brasileiros residentes no local vencem a disputa pela força das armas, comandados por José Plácido de Castro.
A Revolução Acreana chegou ao fim com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, pelo qual a Bolívia cedeu o território ao Brasil (e o Peru aceitou a divisão de fronteiras) em troca de 2.000.000 Libras esterlinas e da construção da ferrovia Madeira-Mamoré (apelidada "Mad Maria").
A chamada "Revolução Acreana" ocorreu no âmbito da disputa pela posse do território entre três países vizinhos: Brasil, Bolívia e Peru. Entre 1899 e 1903, o território do atual Acre (em disputa entre Bolívia, Peru e Brasil) foi proclamado autônomo por três vezes como Estado Independente do Acre, embora a independência só tenha sido reconhecida pelo lado brasileiro.
O tema serviu de inspiração a uma minissérie da TV Globo, escrita por Glória Perez, exibida no início de 2007.
Texto retirado da Wikipédia
Na foto, o senhor Antônio Zaine, dono de um museu informal na cidade de Xapuri, exibe um rifle "Papo-amarelo" e uma bala de canhão utilizados nas batalhas.

Um comentário:

FRANCISCO COSTA disse...

Obrigado por colocar meu blog entre os mais recomendados de sua página na net. Bom trabalho e muito sucesso! Nos atualize sempre com as informações de nossa bela Xapuri. Abraço.