sexta-feira, 6 de maio de 2011

Variante

Blogueiro chama atenção para abandono da estrada

A rodovia estadual também conhecida como estrada do Café, uma das duas ligações que a cidade de Xapuri possui com a BR-317 - a outra é a asfaltada estrada da Borracha -encontra-se mais uma vez em péssimas condições de tráfego, provocando a revolta e o sofrimento de centenas de agricultores e pecuaristas que dela dependem tanto para a escoação de produtos como para o exercício do constitucional direito de ir e vir.

Com cerca de 18 quilômetros, a estrada corta um dos mais antigos projetos de assentamento do INCRA, o loteamento Aquidabam, um pedaço de terra de mais de 7.500 hectares, que pertencia ao Estado. A região foi repassada ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária em 23 de Outubro de 1974 pelo então governador Francisco Wanderley Dantas, através do decreto nº 554 de 23/10/74.

Ao longo de seu curso, a via apresenta inúmeras situações como a da foto acima, tirada pelo blogueiro Joscíres Ângelo, do Xapuri News, que chama a atenção para o descaso que toma conta de uma via fundamental para o desenvolvimento de Xapuri. A estrada dá acesso a diversas comunidades rurais do município, entre elas o Polo Agroflorestal da Variante, um projeto que destinou um pedaço de terra para famílias que viviam na periferia da cidade, numa tentativa de inverter o êxodo rural.

É pela variante que os produtores de duas comunidades importantes escoam seus produtos até a cidade: Morro Branco e Ribeiracre. Além disso, a estrada também é usada como corredor para os extrativista da Resex Chico Mendes que saem dos seringais Albrácia e Palmari. A única alternativa existente para essas populações chegarem até Xapuri é a navegação pelo rio Acre, solução adotada apenas em casos de extrema necessidade.

O blogueiro informa ainda que os moradores da região estão prontos para, em ato de protesto, fechar novamente a estrada da Borracha, a exemplo do que fizeram em 2006 em razão dos mesmos problemas. Naquela oportunidade, produtores do polo da Variante acamparam na estrada da Borracha, única via trafegável de acesso Xapuri, e impediram que veículos entrassem ou saíssem da cidade por várias horas.

A estrada da Variante começou a perder atenção do governo depois do asfaltamento da antiga estrada do Entroncamento, rebatizada de estrada da Borracha e inaugurada pelo então governador Jorge Viana. Com esse advento, a velha variante deixou de ser usada como entrada e saída de Xapuri, perdendo até mesmo o status de estrada para tornar-se mero ramal. Resta aguardar pela posição do Deracre, órgão do governo responsável pela manutenção da prima pobre do acesso a Xapuri.

3 comentários:

Eden disse...

Parabéns a Raimari e Joscires, se nós xapurienses temos que acima de tudo cobrar de quem de direito a falta de respeito com o povo de nossa cidade. Temos que ser forne nessa luta e demonstrar para os que se dizem politicos xapurienses que o tempo mudou e que de agora em diante se não trabalhar vai ser cobrado e nós iremos expor em nossos blogs essa falta de responsabilidade coisa que há algum tempo não acontecia. Lembro-me muito bem que na época em que o Senhor Orleir Cameli era governador do Acre fizeram até uma festa para a pavimentaçao da estrada do café e o dinheiro sumiu, desapareceu e ninguem disse nada na época pq Xapuri não tinha nenhum representante de verdade. Parabéns.

Sued disse...

Caro Raymari e Joscires,eu concordo plenamente com a bela reportagem abordada por vocês,concordo com o Eden pois é do meu tempo de criança em Xapuri e crescemos aí em nossa querida Xapuri sabendo a importancia da Variante,fico extremamente triste ver a Variante nessa situação agora fico mais triste ainda Xapuri ter que importar um prefeito de outro estado porque os verdadeiros conhecedores da nossa história não assumem esse papel,desculpa o desabafo amigão mais é a realidade..

Magao disse...

É.. enquanto a gente ver a foto acima da outra pequena cidade de Assis Brasil toda arrumadinha iluminada asfaltada com apenas 35 anos de idade, em seguida nós nos deparamos com uma foto extremamente vergonhosa de uma das vias de nossa cidade a estrada do (café) como é conhecida numa situação dessa, cidade de 106 anos, isso é brincadeira. Pra variar a nossa Xapuri virou de vez uma tábua de pirulito, só buraco escuridão, um discaso só. Falo assim porque fico indiguinado com tanta falta de responsabilidade dos administradores que não respeitão a cidade e seu povo, mais a gente tem uma grande culpa. Não chegamos ao prefeito e veriadores para cobrar nossos direitos, e promessas de campanhas, a população precisa ser mais ágil nessa parte se não nunca vamos sair desse discaso, só no amém fica complicado.