sábado, 21 de maio de 2011

Parabéns, Jorgito

O ex-prefeito de Xapuri Jorge Akel Hadad, o Jorgito, comemora neste sábado, em Belém, em meio a parentes e amigos, 7 décadas de vida.

IMG00038-20100907-1216

Jorgito é filho de Aziz Hadad, imigrante que veio da Síria para o Brasil no ano de 1914, fugindo da guerra. Aportou em Belém, onde morou por cerca de 5 anos, vindo, em seguida, para Xapuri, onde foi mascate andando pelos seringais. Tinha loja instalada na Rua 06 de Agosto, ao lado do hospital Epaminondas Jácome, onde funciona hoje o comercial Silva & Sales, do empresário e deputado Manoel Moraes.

Quando retornou a Manaus para fazer compras, pois aviava os seringais da região, Aziz conheceu a Srta. Marreb Akel, que também tinha vindo com a família do Líbano. Casaram-se lá mesmo e viajaram para morar em Xapuri, onde ele continuou com o comércio. Em 1957, comprou o prédio que mais tarde foi denominado Caçula Bar, onde funcionou até recentemente a agência dos Correios na cidade.

Jorgito nasceu em 21 de maio de 1941. Aos 11 anos foi para Manaus estudar em um internato, o colégio Dom Bosco, voltando somente aos 15 anos para Xapuri, continuando os estudos no colégio Divina Providência, onde foi presidente do Grêmio Estudantil. Na juventude, foi de tudo um pouco. Zagueiro do time Brasília Esporte Club, tradicional equipe da cidade, foi locutor na rádio Raimelo, professor de educação física, comerciante e seringalista.

Seu envolvimento com a política começou cedo, aos 16 anos, quando começou a participar de comícios e fazer campanhas para candidatos amigos seus. Foi Vereador durante 3 legislaturas em um tempo em que vereador não tinha honorários. “Era só por amor”, diz ele. Numa das legislaturas em que foi vereador, Jorgito foi colega de câmara do líder sindical Chico Mendes.

Foi nomeado prefeito de Xapuri pelo Presidente João Figueiredo, durante o governo estadual de Joaquim Falcão Macedo, em 1980. Seu mandato foi
constituído de várias obras marcantes para a cidade, como: o primeiro asfalto com 5.250m lineares nas ruas de Xapuri, por ele solicitado ao Governo do Estado; o
alambrado e os 450 metros quadrados de muro, além das arquibancadas do Estádio Góes e Castro, que hoje se chama Álvaro Felício Abraão.

Na gestão de Jorgito foram realizadas muitas outras obras, como: a primeira Sede da Banda Municipal no Bairro Braga Sobrinho; 440m lineares de Bueiros na cidade; abertura da Rua Rodovaldo Nogueira, com pavimentação parcial; pavimentação, em tijolos,
da Rua Vitorino Maia; compra do Prédio O Ponto Chic, atual Club
Municipal, doado à Associação dos Servidores Municipais; construção do Prédio da Emater Ac, em convênio com a mesma; construção do Prédio da Receita Estadual, em convênio com a Sup. de Obras; construção parcial da Ponte da Bolívia e várias outras obras,
num total de 48.

A passagem de Jorgito pela prefeitura de Xapuri foi marcada também pelo forte trabalho de assistência social, junto com sua esposa Wanda Hadad, terminando seu mandato em 1985. Depois disso, foi Assessor Especial do prefeito Jorge Kalume em Rio Branco, no período de 1990 a 1992, aposentando-se como comerciante.

No dia de hoje, o ex-prefeito de Xapuri recepcionará 120 pessoas, entre elas muitas que nasceram ou moraram algum tempo em Xapuri, como o Dr. Getúlio lima e esposa Dra. Nilma; Leuda Figueiredo, Dr. Adalcimar Gallo (irmão do saudoso Dr Adalcides Gallo), famílias Melo (primos e dona Carmita), Kalume, Eluan, Bestene, Agamenon e esposa Ângela, Sâmia e Nira Cosson, entre outras personalidades que de uma forma ou de outra possuem forte ligação com Xapuri.

Retribuo o convite recebido com o registro nesse blog, do qual Jorgito é leitor assíduo, junto com esposa, minha eterna professora Wanda Hadad, e filhos. Votos de felicidade e saúde ao Jorgito, e que a data seja comemorada ainda por muitas décadas.

6 comentários:

carlos roney de figueiredo hadad disse...

Parabéns ao meu PAI. Um sujeito autêntico, bom caráter, personalidade forte, honesto e sincero ao extremo e que tem um imensurável AMOR à Xapuri. Felicidades, saúde e muitos anos de vida.
Carlos Hadad, Silvana Hadad, Yvana Hadad, Guto Hadad e Carlos Arthur Rezende Hadad.

Sued disse...

QUERO PARABENIZAR ESSE GRANDE HOMEM QUE TANTO FEZ POR NOSSA CIDADE E ESPECIALMENTE PARA MINHA FAMÍLIA,SEU JORGÍTO COMO CONHECÍ DESDE A MINHA INFÂNCIA EM XAPURI, SEMPRE FOI UM HOMEM QUE NUNCA FECHOU AS PORTAS DA PREFEITURA NEM PRA O MAIS HUMILDE MORADOR DE XAPURI,MEUS PAIS O SAUDOSO JOÃO PEREIRA(JÁ FALECÍDO)MAIS CONHECIDO COMO SEU JOÃO SAPATEIRO E SUA ESPOSA DONA EDELTRUDES CAVALCANTE HOJE COM 86 ANOS DE IDADE,SEMPRE FORAM ATENDIDOS DA MELHOR FORMA SEMPRE QUE PROCURAVAM ESSE CASAL,DONA VANDA COMO EU CHAMAVA QUANDO CRIANÇA, DISPENSA ATÉ COMENTÁRIOS A SUA ATENÇÃO PARA COM O PRÓXIMO,POR ESSA RAZÃO SEU JORGÍTO EU HOJE AQUI DE PORTO VELHO RO ONDE MORO 15 ANOS ,FILHO DO SEU JOÃO PEREIRA, QUERO LHE PRESTAR ESTA HOMENAGEM E PEDIR A DEUS QUE ABENÇOE A SUA VIDA E TODA SUA FAMÍLIA,BONS E VELHOS TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS, INFELISMENTE.PARABÉNS...

nader disse...

Parabéns, Jorgito!!
Muita saúde, paz e felicidades...
Pelo aniversário e por toda sua história aqui em Xapuri, que alías continua, haja vista suas visitas periódicas, os investimentos acreditando sempre em nossa terrinha.
Que o Grande Arquiteto do Universo, em sua infinita bondade, lhe cubra de bênçãos, juntamente com toda sua família.
T:.F:.A:.
Nader e família.

Jorgewan Hadad disse...

Caríssimo Raimari, agradeço a sua homenagem que me deixou muito emocionado. Aproveito para incluir duas intervenções importantes realizadas na area da educação: Articulação da compra do predio do colégio Divina Providência e a implantação da Faculdade Parcelada no prédio onde funcionou o Projeto Rondon junto ao Governo do Estado.

Um Grande abraço a você e a todos os seus leitores.

Jorgito

Magao disse...

Meu caro amigo e conterrâneo ex Prefeito Gorgito, de ante mão quero eu e minha família lhe parabenizar por esta tão valiosa data que é seu aniversário, que Deus lhe conceda muitoe muitos anos de vida e saúde. Não só eu mais toda a população de Xapuri principalmente os da nossa época, de sua valiosa administração como Prefeito desta terra, temps esses que acho muito difícil voltar. Mais PARABENS mesmo de coração do seu a migo Magao e Eva.

Unknown disse...

Seu Jorgito,

Algumas amizades são para sempre. Não há nada que se compare à felicidade que encontramos no aconchego de uma amizade, do tipo que atravessa os anos.

Amizade é feita de carinhos, gestos de confiança, momentos compartilhados bons e maus, palavras de afeto, de consolo e de esperança. E não há nada que se compare a esta certeza tranquila de que há compreensão entre amigos. A amizade de nossas famílias vai durar por toda a nossa vida.
Seu Jorgito e Dona WANDA compartilhamos sorrisos e lágrimas e ao longo do meu caminho uma coisa eu aprendi: que nunca poderia haver uma amizade mais preciosa do que essa que eu encontramos na sua família e já passa para terceira geração.Os senhores são amigos de meus pais, os seus filhos são meus amigos e seus netos serão amigos de minha filha, apesar da distância estamos sempre em contato.

Quero hoje lhe prestar essa homenagem, pois me sinto feliz em compartilhar esta data com o senhor e sua família.

Parabéns! Que o Anjo da Paz esteja sempre presente em sua vida.

ROSINHA EVANGELISTA E FAMÍLIA