quinta-feira, 12 de maio de 2011

O mito da cabeça de burro

DSC02143

Não há vivente por essas bandas que nunca tenha ouvido alguém afirmar que em Xapuri existe uma cabeça de burro enterrada em algum lugar. A expressão se assemelha a outra, que diz que a cidade anda em marcha à ré. Ambas, de tão antigas, viraram folclore, e são empregadas sempre que alguém quer protestar contra o fato de que a cidade natal de figuras como Armando Nogueira, Adib Jatene e Chico Mendes não evolui, não progride.

É quase unânime o pensamento de que pela importância midiática que possui, primeiramente pelo caráter histórico, por ser considerada o berço da revolução armada que foi o pontapé para o Acre se tornar brasileiro, e depois por ter sido o cenário de uma outra revolução, essa pacífica, que tornou mundialmente conhecida a luta dos povos da floresta, Xapuri deveria ser hoje o melhor lugar da Amazônia para se viver.

Mas é fato que depois de todas as revoluções possíveis ocorridas por aqui, Xapuri realmente não conseguiu sair do lugar. Fato contra o qual existem muitos argumentos, mas nenhum que possa convencer aquilo que a pretexto de defender o indefensável convencionou-se chamar por aqui pejorativamente de senso comum: a opinião do povão, o pensamento daqueles que sentem na pele e na vida as agruras da dura realidade.  

E a culpa por Xapuri não sair do buraco negro em que se encontra há décadas certamente não cabe ao mito da cabeça de burro e muito menos ao suposto hábito da cidade de caminhar para trás. Uma das muitas explicações está ilustrada pela imagem acima, da rua Deocleciano Lago, que segundo informa o blog Xapuri em Destaque, que divulga as ações da prefeitura de Xapuri, deveria estar completamente pavimentada.

O blog informa que agentes da Polícia Federal vistoriaram esta semana convênios para pavimentação de ruas que efetivamente não foram executados durante o mandato do ex-prefeito Wanderley Viana, cuja gestão não difere de outras quanto a ocorrências desse tipo. Coisas dessa natureza sempre aconteceram. Antes, durante e depois da  passagem de Viana pela prefeitura de Xapuri e exemplos não faltam.

Um fato bem recente caiu nas mãos do Ministério Público Estadual, os setecentos e poucos metros de ruas que deveriam ser asfaltadas no bairro Sibéria. Não faltaram avisos de que funcionários da empresa responsável pelos serviços vendiam abertamente o material da obra para proprietários de terras da região. Mas o que importava não era fiscalizar, denunciar ou cobrar. O importante era a obra pronta e entregue. E a população do bairro, extremamente carente, recebeu um serviço acanalhado.

Está claro então que as razões para Xapuri não sair do atraso não estão enterradas, mas sim sob a luz do sol. Está no lucro das empresas que não executam as obras conforme o script. Está no piche, na brita e no óleo diesel que são corriqueira e criminosamente desviados de obras que se fossem bem executadas minimizariam o sofrimento daqueles que dependem da assistência do poder público.

A responsabilidade por isso tudo está na falta de atitude do Poder Executivo e na ausência de compromisso do Legislativo com os interesses da massa. Lá sim, nessas esferas, deve haver muitas cabeças de burros, enterradas ou não, além de muita gente que se propusesse a andar para frente e a cuidar menos de si mesmos, com certeza Xapuri estaria vivendo momentos bem mais felizes que os dias atuais. 

3 comentários:

Eden disse...

Caro Raimari, quero te parabenizar por esse artigo, concordo plenamente que as cabeças de burros estão no executivo e legislativo e vou além disso, não podemos descartar a responsabilidade dos partidos políticos. Imagine que um prefeito só é candidato, quando indicado por uma agremiação partidária e essas não dão a menor importância para saber se o candidato indicado tem ou não condições de administrar uma cidade. Depois que é indicado um candidato o povo só tem uma solução votar e rezar para dar certo. Imagine vc que esses desmandos com as verbas públicas de Xapuri já vem há muito tempo ocorrendo e nossa Câmara é um monte de pau mandado que não faz absolutamente nada a não ser receber o salário no final do mês e se reunir uma vez por semana para falar um monte de baboseira. Nós, filhos de Xapuri temos que questionar esses caras e fazer de tudo para que eles nunca mais voltem a assumir um cargo público em nossa cidade. Chegou a hora de dar uma oportunidade para nossa juventude.

maria dorotheia disse...

Raimari, vendo o comentario de meu colega de faculdade Eder Mota,resolvi sair do anonimato e descordar do meu grande colega.Na minha opinião o unico mito que reina em nossa terrinha e a falta de compromisso politico,o respeito pelo voto de cada cidadão ao longo dos anos,o que gerou uma apatia tremenda na população.

Sued disse...

Eu quero parabenizar meu amigo EDEN pelo belíssimo comentário, falou pouco e disse tudo...