quarta-feira, 18 de maio de 2011

Calma, Bocalom, calma!

Maxsuel Maia

Estive, na noite de 12 de maio, no auditório do colégio estadual Armando Nogueira para participar do seminário de formação política organizado pelo PSDB-AC, na ocasião várias lideranças e militantes dos partidos de oposição estavam presentes, com o intuito de discutir os rumos da oposição acreana e debater alguns temas importantes como reforma política, código florestal e inflação. Apesar de não ser filiado nem ao PSDB nem a qualquer partido, recebi o convite do evento via e-mail e fiz questão de ir prestigiar.

O seminário foi ministrado pelo deputado federal Duarte Nogueira, líder da bancada tucana na câmara federal. Duarte fez uma breve contextualização da história política do PSDB, falou de suas experiências, carreira e finalizou explicando para a militância quais as posições do partido em temas como o código floresta e a reforma política.

No seminário foram lançadas, de forma antecipada, algumas pré-candidaturas para as prefeituras acreanas nas eleições do ano que vem. O presidente do diretório regional, Tião Bocalom, lançou nomes como o do Dr. Betinho para Assis Brasil, Professor Emerson para Brasiléia, André Assem para Epitaciolândia, Toinha Vieira para Sena Madureira e o nome de Marcinho Miranda como pré-candidato do partido para a prefeitura de Xapuri.

Marcinho chegou ao auditório acompanhado pelo deputado estadual Chagas Romão e foi saudado por Tião Bocalom como "o futuro prefeito da terra de Chico Mendes, a cidade que melhor representa o Acre, a querida Xapuri".

Calma, Bocalom, calma. Para Marcinho chegar à prefeitura de Xapuri o trabalho vai ter que ser bem feito, o partido terá que se articular e conseguir boas alianças, o próprio Marcinho vai precisar mostrar que é capaz de administrar uma cidade, tendo em vista que nunca esteve num cargo público. Além disso, o PT certamente não vai abrir mão da prefeitura de Xapuri e tem a máquina estadual e municipal a seu favor para reeleger Bira Vasconcelos.

A disputa está aberta. Creio que se não houver nada de extraordinário na política paroquiana xapuriense, Marcinho e Bira serão os dois nomes que chegarão mais fortes ao dia da eleição. É aguardar e conferir os próximos capítulos.

Maxsuel Maia Pereira, 25 anos, além de xapuriense é flamenguista (vixe), funcionário público estadual, graduando em História pela Universidade Federal do Acre, acreano com "E" e vive no horário que o povo do Acre escolheu. Ele escreve aqui.

Um comentário:

Carlos Augusto disse...

Calma moçada,

Ainda é cedo de mais, o pt ainda tem doi anos para se trabalhar, o marcinho e a equipe dele já está no já ganhou, e não é dessa forma que a política acontece, geralmente quando se está assim é derrota na hora.
Calma, muita calma nesta hora caro marcinho e bocalom muitas águas ainda vão rolar. Estou acompanhando a sua equipe se for ormindo salim, vanda da vivi, alessandra, ai ai ai vai ser muito fácil.rsrsrsrsrs.