terça-feira, 14 de julho de 2009

E-mails

Registro aqui algumas mensagens recebidas nos últimos dias. Uma delas é da Planeta Internacional, a maior editora de obras de pesquisas do mundo. No Brasil a sua maior obra é a enciclopédia Barsa Universal, que completa neste ano 6 décadas de existência. Na semana de 20 de julho, uma equipe da diretoria da editora em Curitiba estará visitando algumas cidades do Acre, entre elas Xapuri, para apresentar o projeto ECO-Planeta.

Outra mensagem é de Dilermando Cattaneo, geógrafo gaúcho que esteve com os colegas Carla Hirt e Tomás Rech em Xapuri no ano passado, num trabalho de campo para uma pesquisa sobre a Reserva Extrativista Chico Mendes. Dilermando escreve informando que estará voltando a Xapuri e à Resex entre os dias 20 e 24 de julho próximos, com mais dois outros colegas de projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Por fim, recebo e-mail de Carlos Celso de Melo Braga, acreano de Rio Branco mas morador da cidade do Rio de Janeiro desde a adolescência. Carlos Braga pretende manter contato com Nílson Mendes para se informar mais sobre plantas medicinais, depois de ter lido nota aqui no blog sobre o seringueiro. Enviarei o contato do Nílson juntamente com o do também xapuriense "Dr. Raiz".

Hoje com 64 anos, Braga diz conhecer nossa Xapuri a ponto de ter conhecido também a figura folclórica de "Bebé Jacinto", cujo hábito crônico os mais antigos da cidade devem muito bem lembrar. Bebé, assim como um mais recente que atende pela alcunha de "Panelada",  era o terror dos bêbados que desavisadamente adormeciam nas praças ou ruas de Xapuri. Este blog é a porta de Xapuri para o mundo.

2 comentários:

Amigo de Xapuri disse...

Caro blogueiro sempre acesso seu blog, e gostaria de fazer uma observação sobre essa administração municipal que aí está, esses dias visitando um blogueiro da capital o blog do crica, vi o comentário sobre o nosso municipio que dizia que a atual administração não ta diferente da anterior,concordei com o blogueiro, pois continua muitos cachorros e urubús revirando lixo pelas ruas, sem contar com a eminência desses cães trasmitirem doenças e causarem acidentes no trânsito, as ruas as escuras, ruas intrafegáveis, postos de saúde sem médicos, e etc... se formos citar o descaso que continua xapuri não vai caber nesse espaço, estou comentando sobre isso por quero ver nosso municipio desenvolver e já se passaram 180 dias e até agora quase nada foi feito, só muita conversa, espero que os administradores dessa tão sofrida cidade, tenha mais responsailidade para com a gestão pública, e deixem de desavensas políticas e procurem mais trabalhar pelo povo e para o povo e esqueçam mais seus egos. Espero que vc cobre mais da administração atual, como fazia na anterior, pois isso é bom pois estará comtribuindo para o desenvolvimento do municipio e alertando as autoridades e mantendo povo informado da situação.

Archibaldo Antunes disse...

Raimari, vc era um sujeito tão ativo na época do Vanderley Viana, escrevia todos os dias, criticava, cobrava, fazia o papel que o jornalista precisa fazer, enfim. Mas foi o famigerado PT voltar ao poder que o blogueiro ranzinza virou uma flor de ternura, o escrevinhador prolífero ficou preguiçoso e as extensas matérias de cunho denunciativo deram lugar à lengalenga de que a Internet está cheia.
É uma pena que isso seja notado a apenas poucos meses da troca de comando no município, e saiba que o leitor não é bobo, o que significa que outros também notarão ou já notaram a sua metamorfose.
Saiba,porém, que não escrevo por mal, para espicaçá-lo com críticas miúdas, etc. Desejo apenas fazê-lo notar que seu blog perdeu em substância, que sua escrita ferina já descamba para o elogio fácil e acéfalo. Talvez vc esteja satisfeito com a medalinha de honra ao mérito que o Anibal Diniz pregou (ou deveria ter pregado) em seu peito após as eleições municipais.
E antes que vc faça juízo de valor do que vai acima, adianto que não o quero mal, palavra. Sou-lhe até muito grato pelo tempo que gastei lendo-o, algumas vezes com irritação, outras com prazer (pois não sinto prazer em ler apenas o que está de acordo com o que penso, mas tudo o que me obriga a pensar sobre o que acho certo ou errado).
Sei que a sua formação ideológica o proibirá de publicar meu comentário, não importa. Escrevo a vc em caráter até pessoal, para lembrar-lhe que a reputação, assim como a correção, não pode ser cíclica como são os mandatos políticos. A questão, portanto, é que o PT vai passar, e alguns passarão com eles. Espero que vc fique.
Grande abraço.
Archibaldo Antunes