domingo, 5 de julho de 2020

"Túnel da Felicidade"

É como o prefeito do município mais famoso do Acre está chamando essa bela arborização das margens da rodovia estadual AC-485, conhecida como a Estrada da Borracha. Ubiracy Vasconcelos diz que quem passa pelo "Túnel da Felicidade" encontra uma cidade tranquila, de vida agradável.

A plantação de seringueiras em toda a extensão da via de 12 quilômetros que dá acesso a Xapuri não se desenvolveu uniformemente, mas logo na entrada para a cidade, após sair da BR 317, passando pelo Entroncamento, o visitante se depara com uma paisagem muito bonita e agradável.

O local se tornou, nos últimos tempos, uma atração da cidade. Comumente, quem passa por ali se depara com pessoas - casais e até famílias inteiras - fazendo fotos para a posteridade, aproveitando a beleza do lugar. As imagens fazem sucessos na internet, postadas nas diferentes redes sociais. Eu mesmo já parei lá para fazer algumas que não ficaram muito boas, pois até para a natureza existem certos limites.

As seringueiras foram plantadas ao longo da estrada quando a rodovia era asfaltada, entre os anos de 1999 e 2000, no governo Jorge Viana, depois de uma história de décadas em que a população local teve que enfrentar a lama e os atoleiros para chegar à BR. Em algumas épocas do ano, se levava mais tempo para chegar ao Entroncamento do que o que se gasta até Rio Branco nos dias de hoje. Quando a 317 foi asfaltada no governo Orleir Cameli, o "Ramal do Entroncamento" foi deixado no esquecimento.

O propósito, no entanto, não é o de enaltecer as gestões petistas das quais fiz parte, mas o de reavivar algumas verdades que a paixão político-partidária costuma embaçar. Os governos do PT tiveram mais acertos do que erros, especialmente no duplo mandato de Jorge Viana e no único de seu sucessor, Binho Marques. A torcida de todos, creio, é a de que o atual governo também tenha menos falhas e mais corretidão para que ações que melhorem a vida dos acreanos possam seguir acontecendo.

Em tempo: a foto que ilustra o post é de Mirray Rodrigues. 

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