quarta-feira, 22 de julho de 2020

Sem memória e sem história

É da historiadora Emília Viotti da Costa um trecho de frase que diz: “Um povo sem memória é um povo sem história".

Entristece ver o abandono de um patrimônio importante da história e da cultura de Xapuri. O velho casarão onde viveu o professor Joffre Alves Koury e família.

Já escrevi sobre o assunto aqui neste blog, na postagem Patrimônio abandonado.

Já houve interesse do Departamento de  Patrimônio Histórico do Acre em restaurar e tombar a velha casa, mas as negociações com os representantes do espólio de Joffre Koury não prosperaram, o que é uma pena tanto para história de Xapuri como para a própria família do professor de língua inglesa que chegou a ser prefeito da cidade e um dos nossos mais importantes educadores.

Localizada à margem direita do Rio Acre, onde hoje é feita a travessia por balsa entre os dois lados da cidade, a antiga casa foi sede da fazenda Monte Líbano, cujas terras há muitos anos foram sendo loteadas e vendidas pelos herdeiros da família Koury, resultando na formação da parte mais recente do espaço urbano do município.

Encerro o post com o restante da frase de Maria Viotti da Costa: "E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”.

Nenhum comentário: