sexta-feira, 24 de julho de 2020

Praia e Covid-19

O semblante carregado do prefeito Ubiracy Vasconcelos no vídeo em que anunciou o acréscimo de mais duas dezenas de casos positivos do novo coronavírus em Xapuri demonstra o cansaço de quem há quase 90 dias luta contra o vírus e a teimosa incompreensão de muitos dos seus munícipes. 

Numa clara demonstração de que não existirá estabilidade da situação e muito menos trégua da doença que não seja por meio da conscientização das pessoas e respeito pelas medidas de isolamento social, os números sempre estão voltando a subir depois de uma aparente inclinação da curva de contágios.

Há algumas semanas, uma manchete de jornal sentenciou que as igrejas e academias de ginástica, recém-abertas por decisão da prefeitura, eram as responsáveis pela elevação no número de novas infecções por covid-19. A repercussão provocou o Ministério Público, que recomendou que a gestão municipal retrocedesse da medida. Assim foi feito. Uma semana depois disso, vem a confirmação do que já estava comprovado: os espaços de orações e exercícios físicos foram condenados em vão.

O aumento dos casos no município se dá em função da irresponsabilidade e do desrespeito de alguns para com a vida dos semelhantes, assim como com a própria. Os 21 casos confirmados nesta quinta-feira, 23, coincidência ou não, ocorrem quase uma semana depois de a praia da cidade ficar lotada e mais uma vez os famosos piseiros e bundalelês pipocarem em vários lugares. Em outra situação, uma aglomeração teve data e hora marcadas em propaganda volante pelas ruas da cidade e ficou por isso mesmo.

Pode parecer que não, mas essas "inocentes" transgressões das normas impostas para o bem de todos se somam e se assemelham com tantas outras que terminam contribuindo com a perda das 84 mil vidas que o Brasil confirmou hoje. É uma inaceitável despreocupação com o futuro, em nome de um imediatismo esdrúxulo e inconsequente. Praias e festas continuarão, assim como o vírus também seguirá, mesmo que não se saiba até quando. Já quanto a nós, não temos essa garantia. Isso só o tempo dirá.

Nenhum comentário: