domingo, 5 de julho de 2020

O “Pau do Jorge” resiste

O velho e polêmico desenho de uma castanheira, emblema do slogan “Acre: Governo da Floresta”, durante o primeiro mandato do ex-governador Jorge Viana (1999-2002), ainda resiste no monumento onde está a placa inaugural da mais importante obra de Viana em Xapuri: o asfaltamento da rodovia estadual (AC-485), batizada de Estrada da Borracha.

“O Pau do Jorge”, como ficou popularmente conhecido o símbolo, levou à impugnação da candidatura do petista à reeleição, em 2002, em uma ação do Movimento Democrático Acreano (MDA), do então candidato de oposição, o peemedebista Flaviano Melo, por causa do uso da imagem da castanheira e do slogan na campanha eleitoral daquele ano. Entretanto, dias depois, o TSE revogou a impugnação do TRE e o petista foi reeleito para mais um mandato.

Admira o fato de o antigo símbolo ainda estar ali, passados mais de 18 meses da atual gestão estadual, cujo início foi marcado por uma raivosa e esdrúxula caça às bruxas intitulada “despetização” por meio da qual petistas e simpatizantes do governo findo e qualquer tipo de alegoria que se remetesse ao Partido dos Trabalhadores foram alvo de investidas persecutórias de membros do atual governo.

Depois de algum tempo do fim do domínio petista, analisando a atual situação em que o estado se encontra, sem que o atual mandato tenha apresentado nenhuma grande novidade com relação ao último, fica evidente que as mudanças que são pensadas e propostas nas campanhas eleitorais não se concretizam por meio de ações político-passionais. Demonização de pessoas e a mera destruição de símbolos não leva governo nenhum a lugar algum.

Nenhum comentário: