terça-feira, 7 de julho de 2020

Resposta rápida

A prefeitura de Xapuri agiu rápido e impediu que um sério dano causado à vegetação da área localizada no encontro dos rios Acre e Xapuri tenha continuidade. De acordo com a assessoria da prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo foi ao local e notificou o "morador", com quem foi negociado um prazo de 10 dias para que ele retire o casebre ali construído. Ele também terá que reflorestar a área que desmatou. 

O fato ganhou repercussão nas redes sociais depois que uma imagem da ação foi compartilhada por um internauta, causando protestos e pedidos de providências à prefeitura contra a intervenção. A assessoria da prefeitura informou ainda que o ocupante respondeu de maneira positiva à abordagem da Sematur e que a solução para o problema foi encontrada por meio de acordo amigável.

A vegetação das margens dos rios Acre e Xapuri na região em que o segundo desemboca vem se recuperando nos últimos 20 anos, depois de sofrer total remoção por conta das pastagens que ali predominavam. 

Com o fim da utilização dessas áreas, uma mata secundária começou a se formar. No entanto, uma invasão que vem ocorrendo há cerca de dois anos está trazendo de volta a ameaça.

O local escolhido pelo invasor notificado pela prefeitura é um dos mais privilegiados na vista que se tem da praça de São Sebastião para a foz do rio Xapuri. É um dos lugares mais bonitos da cidade e está localizado em frente à histórica Praia do Zaire, onde se localizou um dos principais pontos de embarque e desembarque de navios nos tempos das casas aviadoras. 

Nenhum comentário: