quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A pequena e não mais pacata Xapuri

Apesar de continuar sendo a pequena cidade de interior que não experimenta grandes avanços nos aspectos econômico e social faz muitas décadas, Xapuri se vê na atualidade diante de uma situação preocupante no que diz respeito ao aumento dos índices de criminalidade, e já não pode mais ser chamada, como antigamente, de uma cidade pacata, onde os cidadãos podiam dormir de portas e janelas abertas.

Mesmo sem recorrer a dados oficiais, percebe-se que nos últimos anos tem sido crescente o número de ocorrências policiais relacionadas, principalmente, ao tráfico de drogas, que avança vertiginosamente no município, além dos casos de homicídios que, vez por outra, assustam a comunidade local, como ocorreu no caso do assassinato da esposa do fazendeiro Darly Alves, no último domingo, morta pelo próprio enteado.

Exemplo da situação que toma conta de Xapuri foi uma ocorrência registrada nesta quinta-feira (20) em um bar em pleno centro comercial da cidade, na rua 17 de novembro, que escondia, além de certa quantidade de substância entorpecente, um pequeno arsenal de posse do dono do estabelecimento, Manoel Maria Barbosa do Nascimento, 29, que foi preso em flagrante.



Um telefonema anônimo, recebido no início da tarde, levou a Polícia Militar de Xapuri ao local onde foram encontradas duas espingardas - uma de calibre 36 com 17 cartuchos municiados e outra de calibre 20, de cano cerrado - duas facas tipo punhal e 62 espoletas, além de um frasco contendo pólvora e um saco com farta quantidade de chumbo.

Além das armas e da munição, a polícia encontrou também uma trouxa contendo substância entorpecente ainda não identificada. Manoel Maria, que afirmou ser dele apenas uma das espingardas, está preso na Delegacia Geral de Xapuri e vai responder pela posse da droga e pelo porte ilegal das armas.

Esta foi a terceira ocorrência envolvendo apreensão de entorpecentes em Xapuri num prazo duas semanas. Há alguns dias, a polícia apreendeu 47 papelotes de maconha e flagrou um pequeno acampamento em uma estrada vicinal conhecida como “Ramal do Boró”, onde traficantes comercializavam e consumiam drogas durante a noite. O piscar dos isqueiros era o sinal para os clientes de que havia mercadoria disponível no local.

Ainda nesta quinta-feira, na delegacia de Xapuri, o delegado Mardílson Vitorino cuidava de dois casos graves de violência. O primeiro de uma suposta tentativa de homicídio, com a apreensão de uma espingarda, cujo provável dono disparou contra a vítima, depois de roubá-la, e ainda procurou a polícia para denunciá-la por danos morais, segundo o delegado. O segundo é de uma garota de 12 anos, que alega ter sido vítima de um estupro que ainda está sendo investigado.

Trabalho social para combater o crime


Aula inaugural do Curso de Formação de Escoteiros do bairro Sibéria

O capitão Denílson Lopes, comandante da PM de Xapuri, afirma que apesar do trabalho contínuo da polícia no combate ao tráfico e outras modalidades de crimes, as ocorrências são constantes. Com o objetivo de combater o crescimento do comércio e do consumo de drogas em Xapuri, ele deu início, na semana passada, a um projeto de Policiamento Comunitário nos bairros periféricos da cidade.

O projeto envolve crianças e adolescentes, através da formação de grupos de escoteiros, que estão sendo treinados em cursos de formação nos bairros de maior exposição de jovens aos efeitos da criminalidade. Nesta quinta-feira, foi realizado mais um encontro preparatório, que reuniu cerca de 100 crianças no bairro da Sibéria. Os escoteiros vão atuar junto às comunidades em um trabalho de conscientização da população mais pobre da cidade.

O militar acredita que somente com um trabalho preventivo, com base no envolvimento da própria comunidade, é possível evitar que as gerações mais novas sigam o mesmo caminho já trilhado por boa parte da juventude do município. “As drogas estão em todo lugar. Nas ruas, nos bairros e até nas escolas. É preciso fazer um trabalho social, de prevenção, para se obter resultados em longo prazo”, diz ele.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostariamos de parabenizar a iniciativa do Capitão Denilson.

Anônimo disse...

Parabens ao Cap. Denilson pelo excelente trabalho realizado em Xapuri, sempre acompanho as noticias e as vezes quando tenho oportunidade de estar no Municipio tenho observado o trabalho da Pm, os acontecimentos que hoje ocrrem estariam muito pior se nao fosse o trabalho dos excelentes militares deste munipio.

Anônimo disse...

É lamentável que o numero de jovens envolvidos com crimes aumente de forma alarmante em nosso municpio, gostaria de deixar um conselho, que estudem e tomem por exemplo as pessoas de sucesso que sao inumeras neste municipio seja pela historia de vida de superaçao ou sucesso, pois não é dificil encontrar em Xapuri um exemplo assim, uma cidade pequena porem jeia de grandes talentos.
g=ostaria aqui de parabenizar os PROFESSORES deste municipio que conheço a grande maioria e sei o quanto eles tem contribuido para a formação de pessoas melhores, e parabenizar a voce tambem Raimari pela grande contribuiçao dada ao estado na parte de divulgaçao de informaçoes, outro dia usei uma materia sua para complemantar um trabalho academico(citei a fonte) ficou excelente.

Um abraço a todos de Xapuri

Anônimo disse...

pesso desculpas pelos erros de português, prometo nos proximos comentários fazer uma correção antes da postagem.

obrigado