quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Prêmio Chico Mendes de Florestania 2008



Rose Farias

O Prêmio Chico Mendes de Florestania edição 2008 será lançado nesta sexta-feira, às 10 horas, no auditório da Biblioteca da Floresta Marina Silva. Motivado pelas homenagens aos vinte anos da morte do líder seringueiro, o Prêmio é conferido anualmente pelo Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, com o objetivo de reconhecer e estimular os programas, projetos, atividades e ações que propaguem o conceito de florestania.

"Desde sua criação em 2004, o Prêmio vem valorizando os ideais do líder Chico Mendes, que lutou pela defesa dos direitos dos povos da Amazônia e das populações tradicionais. Como um estímulo aos projetos comunitários, programas e outras ações que consolidam o conceito de florestania, neste ano, ele traz um caráter especial de premiação focado em critérios de sustentabilidade, numa homenagem aos vinte anos da morte de Chico Mendes", explica Daniel Zen, presidente da Fundação Elias Mansour.

Algumas novidades ganham destaque nesta edição. Uma delas é que o prêmio será conferido apenas por indicação, não mais por inscrição. Essa indicação poderá ser feita por instituições internacionais, nacionais, estaduais, municipais, públicas ou privadas, que serão contatadas pela Fundação de Cultura Elias Mansour. Outra novidade é que a premiação será concedida aos 20 primeiros classificados.

"Outras alterações dizem respeito aos critérios para premiação - de três passaram para cinco - e em relação às categorias - o Prêmio será conferido por meio de um Certificado de Reconhecimento assinado pelo governador Binho Marques acompanhado de um troféu", diz Daniel.

Nas últimas edições, o Prêmio contemplava iniciativas de origem nacional ou internacional, iniciativa de origem estadual e iniciativa de origem comunitária. Em 2008, os critérios para avaliação são sustentabilidade ambiental, sustentabilidade cultural, sustentabilidade social, sustentabilidade política e sustentabilidade econômica.

As indicações podem ser conferidas a pessoas físicas, maiores de 18 anos, ou jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos, as sociedades de fato, bem como a instituições públicas ou privadas de pesquisas, que, além dos critérios mencionados, serão analisadas objetivamente nos quesitos: efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, adesão e participação e originalidade.

As candidaturas podem ser enviadas até o dia 1º de dezembro, através de remessa postal registrada e endereçada ao Prêmio Chico Mendes de Florestania 2008, Fundação Elias Mansour, Rua Senador Eduardo Assmar, 1291, Segundo Distrito, Calçadão da Gameleira - CEP 69909-710, ou por ofício protocolado diretamente na sede da Fundação no mesmo endereço. Realização
Governo do Estado/FEM.

Serviço: Biblioteca da Floresta - Via Parque - Em frente à Concha Acústica - Tel.: 3223-9939

Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: