quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Os curiós agradecem



O Ibama endureceu a fiscalização contra os passarinheiros ilegais no Brasil. O objetivo da operação Sispass Legal é fiscalizar pontos de criação e que também comercializam as espécies ilegalmente.

Em Xapuri existem 39 criadores de pássaros cadastrados no Sispass - Sistema de Cadastro de Passeriformes do Ibama - mas estima-se que o número real dos adeptos da prática de prender passarinhos em gaiolas seja bem maior.

A analista ambiental Valdeneide Barbosa Queiróz explica que o trabalho de fiscalização está focado em três pontos: licenças vencidas, pássaros relacionados no cadastro e que não estão no criadouro e pássaros sem anilhas.

As duas primeiras situações devem ser regularizadas pelos criadores. A terceira, quando os fiscais encontram pássaros sem anilhas, é multa na certa (R$ 500,00 por animal apreendido). Pássaro sem anilha é sinal de que foi capturado na natureza, o que é proibido por lei.

Desde julho deste ano está suspensa a abertura de cadastro de novos criadores. Até mesmo a regularização dos criadores já cadastrados não está sendo possível no momento, informa ainda a funcionária do Ibama. Com o advento da internet, que facilitou a abertura de cadastros, o número de criadores explodiu em todo o Brasil.

Leia também: Passaredo

Nenhum comentário: