domingo, 23 de novembro de 2008

Bira prepara início de governo

Com dificuldades para realizar o trabalho de transição, prefeito eleito de Xapuri reúne representantes de setores para detalhar projetos constantes no plano de governo



A menos de quarenta dias para assumir o cargo, o prefeito eleito de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT), não está encontrando facilidades para realizar o trabalho de transição. Era de se esperar que a conversa mole de Vanderley Viana, de que não imporia obstáculos para que o seu sucessor tivesse acesso às informações necessárias para o planejamento do novo governo, era pura balela.

“O prefeito não está abrindo as portas”, diz Bira, que para saber como andam os convênios do município junto aos ministérios teve que recorrer à Brasília. O certo é que coisa boa não espera pela nova administração petista. O reincidente Vanderley Viana tomou nesta semana mais um puxão de orelhas do TCE por gastança irregular.

Apesar das esperadas dificuldades para fazer o processo de transição entre os governos, Bira não está perdendo tempo com a preparação do início de sua administração. No escritório montado na rua Cel. Brandão, já começou a fazer reuniões para discutir os quatro eixos que regem seu plano de governo: educação; saúde; produção e esporte, lazer e cultura.

Participam dos encontros pessoas ligadas a essas áreas no município. O trabalho consiste em discutir e definir como serão executados os 77 projetos que constam no programa de governo, previstos para ser efetivados em quatro anos. Na última sexta-feira, 21, o encontro foi com os representantes do esporte, com grande participação de pessoas.

A expectativa com relação à área de esportes, lazer e cultura é muito grande em Xapuri, assim como o é também em todas as demais áreas, dado o abandono em que a cidade se encontra. No esporte, especificamente, o retrocesso foi total. Em quatro anos, o campeonato municipal de Xapuri praticamente deixou de existir e os times, sem apoio, se desorganizaram. As outras modalidades esportivas foram totalmente esquecidas.

A proposta de Bira para reestruturar o outrora bom futebol xapuriense é simples, objetiva e bem coerente com a realidade do município. Entre os principais pontos está a readequação do velho estádio Álvaro Felício – que já foi Góes e Castro -, a reativação da antiga LXD – Liga Xapuriense de Desportos – ou a criação de outra entidade desportiva, e o resgate dos tradicionais times de futebol da cidade, como Vasco da Gama, Brasília, Santiago, Olaria, Paysandu, América e outros.

O maior desafio parece ser o estádio municipal, que precisa ser dotado de condições básicas para o funcionamento de competições. Falta iluminação para jogos noturnos, vestiários para os atletas e banheiros para o público. O inacreditável é que nos últimos 8 anos os prefeitos Júlio Barbosa e Vanderley Viana não tenham conseguido executar com eficiência um projeto de melhoramento do estádio para o qual haviam disponíveis recursos da ordem de R$ 500 mil. Como a primeira fase do projeto não foi bem executada, perdeu-se o restante do dinheiro, relativo à segunda fase. Outro exemplo a não ser seguido.

2 comentários:

Anônimo disse...

A cidade inteira precisa de ter condições minimas de sobrevivencia, este final de semana estive visitando familiares e amigos em Xapuri e vi uma cidade em Ruínas, até comentei com um amigo se não seria possível fazer uma solitação para o governo federal implantar na cidade de Xapuri aquele programa Luz Para Todos(risos)(diga-se de passagem um dos excelentes programas do governo federal) claro que isso foi uma brincadeira, mas a cidade esta completamente as escuras, a nova administração vai ter muito trabalho, desejo boa sorte ao novo prefeito e aos moradores de xapuri.
e gostaria de dar uma sugestão que fizesse uma materia sobre essa situação escura da cidade.

Cleilson ALves Da Silva disse...

Xapuri precisa de muitas melhoras concerteza. Xapuri " a princezinha " do acre está sendo no momento a bruxinha... sim, vindo eu comenta que xapuri tem grandes atletas ( MAIS esquecidos ) que busca força para crescer, mais estamos fufocados não temos para onde correr, espero anciosamente a entrada do bira na prefeitura e dê um ar puro ( uma esperança) para que voutamos a ter uns atletas representado o nossa cidade (" fantasma " ). que vai resucita!


LEndo essa postagem, que sita o nome do nosso estádio. é lembrando que so não o futebol foi esquecidos com o Jiu Jitsu que tem grande força em Xapuri, está esperando um apoio. nos atletas tem que tira do bolso para ir para competições, creio que nosso querido prefeito Bira der o apoio total pra o esporte, cultura, saúde, etc...

desabafo de um atleta com força pra competir é levar o nome da nossa cidade bela pra outro canto do nosso Brasil. mais infeslimente foi esquecido há 4 anos aTRAZ.

VALEU É ABRAços a todos.